Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO
Procon Assembleia orienta consumidores sobre prazo para declaração do Imposto de Renda

“É perigoso deixar para a última hora. Já fui pega uma vez pelo ‘leão’ e não pretendo ser pega novamente”. Essa foi a lição que a enfermeira Lucinete Oliveira aprendeu após deixar de declarar o Imposto de Renda (IR) dentro do prazo.

Este ano, ela se adiantou e tem a certeza de que é importante ficar em dia com o Fisco. “É muito importante declarar para que o Estado gere renda, benefícios para as pessoas. Tenho consciência disso. Tem contribuintes que declaram, mas são totalmente contra. Eu não, sei que vou ajudar a quem recebe Bolsa Família ou qualquer outro benefício do governo federal, a quem não teve a mesma oportunidade que eu”, contou.

Foi com essa missão que o Procon Assembleia foi às ruas do Centro de Boa Vista na tarde desta terça-feira (30) para orientar os consumidores sobre o prazo para a entrega da declaração do IR, que se encerra nesta quarta-feira (31) às 23h59 (horário de Brasília).

“Apesar de não se tratar de uma relação consumerista, viemos às ruas lembrar o consumidor/contribuinte sobre o prazo do Imposto de Renda, pois faz parte da educação para o consumo promovida pelo Procon Assembleia. Por isso, é importante lembrar o consumidor que ele tem essa obrigação se tiver dentro do grupo de pessoas que recebeu acima de R$ 28.559,70”, explicou a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral.

Ela alertou que não declarar o IR pode resultar em multa e restrições no CPF (Cadastro de Pessoa Física). “É importante o consumidor ficar atento ao limite. A multa é de 1% ao mês para o valor do tributo devido. Pode ser que a Receita Federal estenda os prazos, mas é importante ficar atento ao primeiro para que também tenha a restituição dentro dos prazos legais”, reforçou.

Mileide lembrou que quanto mais cedo fizer a declaração, melhor, isso porque em Roraima há falhas na internet, o que pode prejudicar o envio em cima da hora. “Existem três meios de fazer essa declaração, pelo Portal da Receita Federal no e-CAC; pelo aplicativo Meu Imposto de Renda no celular ou pelo Programa Gerador de Declaração [PGD], o qual pode ser baixado pelo computador”, ressaltou.

O vendedor Aureliano José Marques, apesar de discordar do valor mínimo estipulado pelo governo federal para declaração do IR, já entregou a deste ano. “Quem ganha um salário baixo, no meu ponto de vista, não deveria declarar Imposto de Renda. Deveria declarar quem ganha acima de três, quatro salários mínimos. Este ano paguei a um contador para fazer porque infelizmente não sabia que tinha um aplicativo”, criticou.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas