DISCUSSÃO DE PROPOSTAS
Assembleia Legislativa enviará carta com sugestões ao governo federal para PPA Participativo

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), compareceu à audiência pública “Plano Plurianual (PPA) Participativo” promovida pelo governo federal nesta sexta-feira (2), no Teatro Municipal de Boa Vista. Por meio de consultas públicas, a iniciativa irá permitir que a população participe do processo de construção de propostas, que podem se tornar políticas públicas no país pelos próximos quatro anos

Além de parabenizar o governo federal pela abertura da discussão de propostas, Sampaio destacou que a ALE-RR dará sua contribuição, propondo temas que são relevantes para a sociedade e o Estado.

“No PPA federal, nós iremos apresentar uma carta com alguns temas que a gente entende como importantes, e que foram tratados aqui, como acesso à internet, a migração venezuelana em Roraima, as questões ambiental e energética. Nós devemos explanar algumas sugestões ao governo federal de temas relevantes. Boa parte foi indicada nesta audiência, mas vamos contribuir”, frisou.

Representantes de diversos movimentos de Roraima, como o indígena, do campo, juventude, saúde, educação, direitos animais, movimento negro, entre outros, puderam apresentar suas propostas que são prioridade para as classes. Elas estão disponíveis no link (https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/ppa-participativo). Cada cidadão pode entrar na plataforma, se cadastrar, votar em até três propostas e sugerir as suas até 11 de julho.

Em coletiva, Márcio Costa Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, pasta responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), informou que até o momento a plataforma teve mais de 138 mil acessos, mais de 1,7 mil propostas formalizadas e cerca de 100 mil votos.

“Estamos também ouvindo os conselhos federais de todas as representações, dos movimentos sociais do nosso país e fazendo plenárias presenciais como essa aqui em Boa Vista. Esse é o objetivo central: ouvir a população para que as impressões digitais do povo possam estar no planejamento dos próximos quatro anos no nosso país”, disse.

Conforme o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), entre as propostas apresentadas pelo Executivo, estão a restauração da BR-174 e a interligação nacional ao sistema de energia através do Linhão de Tucuruí.

“A BR-174 é muito importante desde Manaus, passando pela fronteira, dentro das áreas indígenas, por Boa Vista até chegar a Pacaraima. Temos também a solicitação para recuperação das BRs 210 e 432. Roraima é o único Estado do Brasil que não está interligado ao sistema nacional de energia, e nós solicitamos a continuidade dessa obra que foi iniciada em setembro do ano passado”, informou.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), destacou que é preciso continuar os investimentos em educação, pois a capital tem sido o local que mais recebe migrantes do país vizinho.

“Hoje, 18% da rede municipal de ensino é de crianças migrantes. A gente tem uma educação de muita qualidade em Boa Vista, e nós precisamos ampliar esse serviço. Com esse crescimento no número populacional, temos um impacto muito forte. Precisamos construir mais escolas e creches”, enfatizou.

A comitiva do ministro segue ainda nesta sexta-feira para Manaus e depois ao Acre. A intenção é que todas as plenárias sejam realizadas até 14 de junho.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima