Pular para o conteúdo

ATO DE AMOR
Servidoras da Procuradoria Especial da Mulher da ALE-RR doam sangue

Férias, inverno e festas juninas é um período que faz o Hemocentro de Roraima entrar em alerta para a captação de sangue A finalidade é aumentar o estoque para suprir a demanda da instituição, responsável por todo o abastecimento de sangue das unidades hospitalares das esferas pública e privada do Estado.

Imbuídos pelo sentimento de servir, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) reuniu as servidoras para fazer uma grande doação de sangue.

A diretora do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Hanna Monteiro, contou que a iniciativa da doação de sangue partiu dos próprios servidores. E para não deixar a Procuradoria Especial da Mulher sem expediente, a equipe fez escala. Quem não pode doar hoje pela manhã, doou à tarde ou no decorrer da semana.

Foi um trabalho ‘formiguinha’. Um comentou que doava, enquanto outro disse que nunca doou. Como entramos no Junho Vermelho resolvemos unir o útil ao agradável, juntamos a equipe para fazer a doação e ajudar o próximo”, contou Hanna, ao detalhar que cerca de 15 servidoras compareceram hoje no Hemocentro.

A servidora Nel Enne Mirella Rodrigues estava doando sangue pela primeira vez e relatou o sentimento de alegria que esse ato representou na manhã desta terça-feira (6). “Deu um pouco de nervosismo, mas foi maravilhoso saber que a gente está ajudando outras vidas. Estou emocionada e muito feliz. A sensação é maravilhosa e pretendo doar mais vezes”, disse.

A captadora do Hemocentro, Hellen Bessa, confirmou que o estoque do Homoraima não está satisfatório, e que essa demanda é recorrente todos os anos. “Estamos entrando em data festiva, período em que ocorrem muitos acidentes, então, se não estamos com um bom estoque, isso nos leva a criar meios e mecanismos de sensibilização para termos os nossos doadores ou captar novos doadores”, explicou.

Conforme detalhou, durante o período chuvoso o estoque fica abaixo da média por conta das doenças virais e oportunidades comuns nessa época do ano. “O período torna inapto o nosso doador regular, pois se ele apresentar qualquer sintoma gripal, tosse, coriza não pode doar, fazendo com que nosso estoque apresente uma queda”, contou.

Por atender todo o Estado, Hellen ressaltou que é uma instituição que não pode parar. “Ao observarmos qualquer possibilidade de ameaça na queda do estoque, a gente cria mecanismos de ações, e aciona nossos parceiros para que mobilizem seus servidores e colaboradores para manter essa possibilidade de serviço essencial para todo mundo”, disse.

Quem pode doar?

A partir de 16 anos já pode ser doador de sangue. Mas os menores de 18 anos têm que estar acompanhados do representante legal. Pessoas a partir de 60 anos têm que ter um histórico de doação.

Tem que estar saudável, não pode estar apresentando sintomas gripais, bem alimentado, essa alimentação ter que ser com o mínimo possível de gordura, precisa ter dormido, pelos menos, seis horas na noite anterior e ingerir bastante líquido para hidratar o organismo, para que esteja preparado para essa doação”, informou Hellen.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas