Pular para o conteúdo

NO VILA JARDIM
Programas permanentes da Assembleia Legislativa realizam atendimentos em ação social da PM-RR

O Procon Assembleia, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), programas permanentes do Poder Legislativo, participaram de ação cívico-social da Polícia Militar de Roraima (PM-RR) neste sábado (17). Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h, no Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Teresa Parodi, no bairro Cidade Satélite.

Conforme a diretora do órgão estadual de defesa, Mileide Sobral, neste sábado foram entregues panfletos com dicas do dia a dia, realização de pré-atendimentos, orientações e informações sobre direitos do consumidor.

“Trazer o Procon Assembleia para as ruas e para essas ações tornam ainda mais efetivo o trabalho de orientação ao consumidor, não só de defesa de direitos, mas, basicamente, de norteamento, porque, quando o cidadão é consciente dos seus direitos, ele tem mais chances de não ser lesado”, avaliou.

 

A publicitária Rafaela Brito é uma das pessoas que já teve um caso resolvido pelo Procon. Segundo ela, uma loja de departamentos cobrou duas vezes a mesma fatura de uma compra, mesmo ela apresentando o comprovante de pagamento.

“Fui ao Procon e em menos de sete dias resolveram a minha situação. Meu nome saiu do Serasa e, aí sim eu pude ter o nome limpo. Por conta de um erro dessa operadora de cartão, me cobraram em duplicidade, mesmo eu tendo o comprovante, mandado e-mail, ligado para lá, e reclamado várias vezes, não me atenderam. No dia em que eu fui ao órgão, a atendente ligou e no mesmo dia a empresa já entrou em contato comigo, mandou e-mail dizendo que iriam tirar o nome do Serasa, e em uma semana, realmente, já tinha saído, graças ao Procon Assembleia. Recomendo procurá-los, com certeza, e não esperar como eu fiz”, relatou.

O Chame, ligado à Procuradoria Especial da Mulher (PEM), também fez panfletagem aos participantes e realizou atendimentos com a equipe multidisciplinar, segundo a diretora Glauci Gembro.

 

 

“É uma forma de divulgar a Procuradoria, falar onde estamos situados e como essas mulheres podem procurar ajuda. Nós atendemos algumas que estavam precisando desse acolhimento pela equipe multidisciplinar. Tivemos uma procura intensa aqui. Percebemos que elas querem saber como sair desse ciclo de violência, relataram vários casos. Então, foi muito importante essa divulgação da Procuradoria e nossa participação no evento”, ressaltou.

Já o CCJUV fez apresentação de roda de capoeira e demonstrações de golpes de judô, com o intuito de divulgar algumas das atividades desenvolvidas com os alunos, e convidar novos integrantes a se inscreverem nestas ou outras modalidades de luta, como explicou a diretora, Beatriz Vasconcelos.

 

“Esse foi o nosso objetivo: mostrar o nosso trabalho, que é feito com o apoio do presidente, deputado Soldado Sampaio [Republicanos], que vem investindo na área esportiva e cultural para comunidade. Para que crianças e adolescentes tenham oportunidade de desenvolver outras habilidades motoras. Além disso, também são desenvolvidas as emoções, porque os alunos interagem entre si.

 

A partir do momento em que a gente convive com outras pessoas, vamos trabalhando nossas questões emocionais, e isso é muito bom”, salientou.

 

 

 

Onde encontrar

O Procon Assembleia e o CCJuv ficam localizados na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já o Chame fica no prédio da PEM, localizado na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo ZapChame no número (95) 98402-0502, inclusive aos finais de semana.

População mais próxima da polícia

A primeira edição da ação cívico-social do 1º Batalhão da Polícia Militar de Roraima (PM-RR) disponibilizou diversos serviços de saúde de ortopedia, ginecologia, coleta de preventivo, exame de mamografia, pediatria, consultas jurídicas, vacinação, corte de cabelo, entre outros.

De acordo com o coordenador da ação, major PM Eduardo Mesquita, a ideia surgiu devido a uma das características da corporação, baseada no programa Polícia Comunitária, de trazer a população para mais perto da polícia.

“A ação social se baseia nesse fundamento: de oferecer serviços sociais, servir e proteger, realmente, a sociedade. Essa é a nossa primeira ação, mas, a gente vai, com certeza, aumentar o número de ações, de bairros a serem atendidos, e a gente conta com nossos parceiros que se voluntariaram a vir nos ajudar, como a Assembleia Legislativa, através do presidente Sampaio, com os programas sociais que são desenvolvidos pela Casa. Para a gente é muito gratificante receber essa ajuda, além do Senac, da Faculdade Estácio. Enfim, muitos parceiros, e o nosso sentimento é de gratidão”, concluiu.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas