Pular para o conteúdo

PRESENCIAIS
Escolegis inicia segunda rodada de cursos nas unidades de Boa Vista

A segunda rodada de cursos presenciais gratuitos da Escolegis deste mês começou nesta segunda-feira (19). No total, foram abertas 1,5 mil novas vagas para 17 cursos, sendo 10 deles disponíveis na unidade do Liberdade e 7 na unidade do Santa Luzia.

É a primeira vez que o curso de Português para estrangeiros está sendo oferecido na instituição. Com carga horária de 40 horas, o intensivo com certificação promete auxiliar os falantes de língua espanhola que residem em Roraima a aprimorarem suas habilidades na língua portuguesa.

“Estou muito entusiasmada e os alunos também estão muito animados. O objetivo deles é não só aprender a falar o português, mas também saber escrever. Eles afirmam que entendem e compreendem, mas têm dificuldade em escrever, o que é importante tanto para o mercado de trabalho quanto para os estudos. Ter eficiência na língua é extremamente importante. As aulas também ajudarão a obter o certificado, que comprova a conclusão do curso de português”, esclareceu a professora Lêssa Cristina Viana, que leciona a disciplina em abrigos da Operação Acolhida desde 2019.

O curso oferece imersão na língua portuguesa, ensinando a escrever e, principalmente, a se comunicar, superando as barreiras enfrentadas por aqueles que buscam educação e emprego em um idioma diferente.

“Ninguém vai se formar em português aqui. Não vamos aprofundar a conjugação dos verbos. Temos duas atividades principais em nosso curso: a simulação de uma entrevista de emprego e a elaboração de uma carta de apresentação. Na entrevista, abordaremos as perguntas mais comuns e como o aluno deve se apresentar e responder. Quanto à carta de interesse, eles aprenderão o que escrever nela”, adiantou Lêssa Viana.

Essa é uma boa notícia para Yoryeth Sousa, venezuelana de 18 anos que trabalha há um mês em Boa Vista. Ela é auxiliar de cozinha em uma pizzaria e espera que as aulas a ajudem a compreender melhor seus colegas de trabalho.

“Vim para o Brasil em busca de novas oportunidades para estudar, trabalhar e aprender. Agora, estou trabalhando com brasileiros e preciso entendê-los. Eu entendo algumas coisas, mas preciso ser capaz de compreendê-los completamente. Estou falando sobre isso porque trabalho com o público e não posso deixar de aprender. É algo que faço diariamente”, expressou com esperança.

 

Após cinco anos sem ver a irmã, que imigrou para Roraima, a médica aposentada cubana Ela Moreno Tellez, de 71 anos, está aproveitando a oportunidade das aulas para estreitar seu relacionamento com os brasileiros durante os três meses em que ficará na capital.

“Tentei aprender um pouco do idioma por conta própria. Primeiro, porque qualquer ajuda que eu possa oferecer à minha irmã é útil. E qualquer ajuda que eu possa oferecer às pessoas ao meu redor – vizinhos, amigos, família – é reconfortante para mim e para todos. Por isso, esse tipo de curso facilita a comunicação para aqueles que desejam aprender pelo menos o básico, já que é isso que estou buscando: um novo idioma que não conheço. Algumas palavras são parecidas com o espanhol, mas é necessário estudar”, afirmou a cubana.

Também inédito na grade de programação da Escolegis, o curso “Dominando o Canva: design criativo e profissional” teve início nesta segunda-feira. As aulas são um convite para aqueles que desejam explorar a plataforma de design que possibilita a criação de gráficos para mídias sociais, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais.

De acordo com a instrutora da modalidade, a publicitária Gabriela Soares, o feedback do primeiro dia de aula foi positivo.

“A sala estava cheia, fiquei até surpresa, né? Afinal, é um curso que começa às oito da manhã. É gratificante ver que cada vez mais pessoas estão interessadas em se especializar. A turma é bastante diversificada, com pessoas que trabalham com marketing em empresas, possuem seus próprios negócios ou se dedicam à criação de convites e desejam aprimorar suas habilidades”, avaliou.

Segundo Soares, um dos diferenciais desse aperfeiçoamento é a gratuidade. “Esse curso pode ser caro se fosse buscado em outros lugares. O valor mínimo que já vi é de R$ 150. Trata-se de um curso com uma carga horária intensiva, principalmente para aqueles que nunca utilizaram o Canva”, disse.

Essa é a mesma opinião de uma das participantes, Lyara Nayrama de Oliveira, de 19 anos. Ela estuda Design Gráfico e sonha em se tornar Social Media, e os cursos gratuitos da Escolegis estão aproximando-a desse objetivo.

“O Canva é muito atual e muitas pessoas o utilizam. Eu sei que ele facilita a criação de designs e logotipos. Portanto, desejo aprimorar minhas habilidades nessa ferramenta. Este é o meu terceiro curso presencial, mas já fiz vários online também. Como pretendo trabalhar com mídias sociais, esses cursos da Escolegis estão me ajudando muito a me aprimorar, principalmente porque normalmente eles são caros. Portanto, é muito importante que existam os gratuitos para que a população possa se beneficiar, se qualificar e se tornar mais capacitada profissionalmente”, comemorou a estudante.

A manhã também foi de gratidão para Alice Meire Barreto, de 61 anos, aluna do “Artesanato em feltro (avançado)”, na unidade do Liberdade. Ela compartilhou sua evolução após ter participado dos níveis básico e intermediário.

“Estou me sentindo muito melhor do que quando comecei aqui. Agora, já faço minhas próprias peças em casa sozinha, apenas tirando algumas dúvidas que surgem. Mas estou adorando, adorando mesmo. No começo, tinha um pouco de medo, mas já estou muito mais confiante. Ajudo algumas colegas que também estão começando. Ensino a fazer os pontos e dou orientações, tipo ‘faça assim’, ‘faça assado’. Estou me tornando uma referência por aqui”, disse orgulhosa com o começo da nova etapa.

Além destes, os cursos “Cuidador de aluno” (14h às 18h – 40h) e “Refrigeração básica” (18h às 22h – 40h) na unidade do Liberdade, assim como “Operador de caixa” (14h às 18h – 40h) e “Arte com balões (intermediário)” (14h às 18h – 20h), no Santa Luzia, também tiveram início nesta segunda-feira.

1,5 mil vagas

No total, foram abertas 1,5 mil novas vagas para 17 cursos presenciais gratuitos durante o mês de junho na Escolegis, sendo 10 deles disponíveis na unidade do Liberdade e 7 na unidade do Santa Luzia. Cada participante teve a oportunidade de escolher até três modalidades de cursos. Ao completarem as atividades regularmente, os participantes receberão certificados como reconhecimento de sua participação.

Confira a grade completa dos cursos presenciais da Escolegis:

 

Unidade Liberdade:

CURSO

PERÍODO

CARGA HORÁRIA

Bordados à mão livre

12 a 16/6 das 8h às 12h

20h

Desvendando as redes sociais: tudo o que você precisa saber

12 a 16/6 das 8h às 12h

20h

Artesanato em feltro (avançado)

19 a 22/6 das 8h às 12h

20h

Dominando o canva: design criativo e profissional

19 a 22/6 das 8h às 12h

20h

Português para estrangeiros

19 a 30/6 das 8h às 12h

40h

Redação oficial: padronização de documentos oficiais

12 a 23/6 das 14h às 18h

40h

Elaboração do plano de compras

12 a 23/06 das 14h às 18h

40h

Cuidador de aluno

26/06 a 7/7 das 14h às 18h

40h

Atendente de farmácia

12 a 23/6 das 18h às 22h

40h

Refrigeração básica

19 a 30/6 das 18h às 22h

40h

Unidade Santa Luzia:

CURSO

PERÍODO

CARGA HORÁRIA

Libras básica

12 a 23/6 das 8h às 12h

40h

Artesanato em feltro (avançado)

26 a 30/6 das 8h às 12h

20h

Cuidados com a saúde do idoso

12 a 23/6 das 14h às 18h

40h

Cuidador de aluno

12 a 23/6 das 14h às 18h

40h

Operador de caixa

26/06 a 7/7 das 14h às 18h

40h

Arte com balões (intermediário)

26 a 30/6 das 14h às 18h

20h

Noções de primeiros socorros

12 a 23/6 das 18h às 22h

40h

Suellen Gurgel

SupCom

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas