POLÍTICA NA JUVENTUDE
Integrantes do Programa Câmara Jovem de Pacaraima vivenciam dia parlamentar na Assembleia Legislativa de Roraima

Nove ‘vereadores’ do Programa Câmara Jovem de Pacaraima participaram nesta quarta-feira (28) de visita guiada e de Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Eles percorreram mais de 200 quilômetros até Boa Vista para acompanhar de perto a rotina do Poder Legislativo.

A primeira edição do Programa Câmara Jovem de Pacaraima conta com apoio da ALE-RR e tem o intuito de fomentar e despertar nos jovens de até 19 anos o papel do vereador com a elaboração de projetos de políticas públicas a serem apresentados aos representantes do Município. Todos os integrantes estudam no Colégio Militarizado Cícero Vieira Neto.

O presidente da Câmara Jovem de Pacaraima, Lucas Santos, foi eleito na cerimônia de posse ocorrida na terça-feira (27). Ao se deparar com o Poder Legislativo Estadual, sentiu a diferença e a responsabilidade da Assembleia Legislativa para sociedade. “Experiência incrível conhecer de perto o trabalho dos parlamentares”, celebrou.

A decisão de entrar para a política partiu da vontade de querer mudar o município de Pacaraima. “Eu vejo que precisamos de um representante dentro da Câmara Municipal para dar vozes aos alunos. Na nossa escola tem muitos estrangeiros e como brasileiro queremos melhorias”, ressaltou Santos.

A presidente da Câmara de Pacaraima, vereadora Dila Santos (Solidariedade), agradeceu ao apoio da Casa, parceira desde a implantação do programa. “Ficará marcado na vida deles e sem contar que eles terão o domínio de dizer que estiveram na Assembleia, no TJ [Tribunal de Justiça], na Prefeitura [de Boa Vista]. Saber como funciona a Assembleia Legislativa será um marco para eles”, frisou.

Os vereadores de Pacaraima, confirmou Dila, esperam bons resultados a partir da integração e o contato destes jovens com os Poderes Constituídos. “Eles têm a visão da comunidade e dos adolescentes, eles estão na escola, nos bairros. Quem sabe até saiam futuros vereadores”, brincou a parlamentar.

O grupo foi recepcionado e acolhido pela diretora de Relações Institucionais, Adriana Cruz, que compartilhou vivências, conhecimento e a história do parlamento roraimense. “A ideia da Assembleia Legislativa, na gestão do presidente Soldado Sampaio, é aproximar ainda mais a Assembleia do cidadão com essa visita guiada, onde o jovem, aluno, pode conhecer os setores e atividades afins do Legislativo”.

Na Assembleia, os jovens participaram da Sessão Especial alusiva aos 30 anos de implantação do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e da entrega do Título de Cidadão Benemérito ao professor e advogado Raphael Caetano Solek, ocorrida no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Durante a visita guiada, os jovens também conheceram as instalações da TV  e Rádio Assembleia, além de prestigiarem a II edição da mostra fotográfica “Olhares do Passado e o Presente da Terra Roraimense” revela as belezas naturais do Estado e a interação do homem com a natureza, que tem o intuito de alertar sobre a preservação do meio ambiente, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, localizado no saguão da Casa.

Integram a 1ª edição do Programa Câmara Jovem de Pacaraima: Angie Nakai Mansilla Campos, Antônio Paulo Oliveira, Gabriele Vitória de Souza Ribeiro, Jorge Henrique Oliveira dos Santos, Kabo Aaron Lee da Silva, Karlla Robertha Souza Araújo, Lucas Rodrigues dos Santos, Weslley Antonio Silva dos Santos e Maria Luisa Ferreira Braga Paz.

SupCom ALERR