1º DE JULHO
Seis municípios de Roraima comemoram 41 anos de criação e são fortalecidos com suporte do CAM da Assembleia Legislativa

Os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Normandia, São Luiz e São João da Baliza completam 41 anos de criação neste sábado (1º). Emancipados pela Lei Federal nº 7.009 de 1º de julho de 1982, nasceram a partir de terras desmembradas da capital Boa Vista e de Caracaraí.

Nos últimos anos, eles têm se desenvolvido e crescido economicamente. Um dos fatores são as assessorias prestadas pelo CAM (Centro de Apoio aos Municípios), órgão ligado à Superintendência de Programas Especiais, da Assembleia Legislativa (ALE-RR), que tem como finalidades assessorar técnica e legislativamente prefeituras e câmaras municipais em diversos aspectos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizou os aniversariantes, e falou sobre a parceria do CAM com os municípios de Roraima ao longo dos anos.

“Quero parabenizar nossos aniversariantes e dizer que a ALE está à disposição dos municípios de Roraima. Temos desenvolvido campanhas, estudos e debates em torno do fortalecimento e crescimento de todas as localidades. Então, reafirmamos nosso compromisso, enquanto Poder Legislativo, para com esses locais, por meio das ações desenvolvidas pelo CAM”, ressaltou.

Instituído inicialmente em 2011, o órgão sofreu alterações em sua nomenclatura e estrutura, pela Resolução Legislativa nº 021/2021. Ele também auxilia os municípios na elaboração de seu Plano Diretor – instrumento que orienta, bem como estabelece diretrizes, atividades e políticas públicas para o desenvolvimento financeiro das regiões, como destaca a presidente do órgão, deputada Aurelina Medeiros (PP).

“É um programa da ALE-RR que está sempre à disposição dos municípios, para ajudá-los nessa estruturação. Com isso, queremos aperfeiçoar aquilo pelo que a gente tem um carinho especial, que são os nossos 15 municípios, e que a gente quer ver cada vez mais fortes. Eles precisam se estruturar, até para ter benefícios de emendas parlamentares e de programas especiais. Tem também o apoio do governo do Estado, porque precisam ter, e a gente quer levar um abraço à população dessas cidades, que já enfrentaram grandes barreiras”, destacou Medeiros.

Os municípios podem solicitar diretamente auxílio ao órgão, através de ofício ou até mesmo ligação. A diretora do CAM, Alessandra Rios, aponta a importância de as prefeituras e câmaras buscarem assistência.

“A gente faz um trabalho mais técnico junto ao Executivo municipal, além de fornecer direcionamentos, ajuda e assessoria. Eles [municípios] têm o CAM como um apoio, um suporte, realmente, dentro do planejamento, não só orçamentário, como também de prestação de contas. Trabalhamos ainda a qualificação dos servidores. Então, quando buscam qualquer assessoria ou treinamento, estamos sempre a postos para dar esse auxílio”, frisou Rios.

O presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR) e prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), enfatizou que a região vem progredindo. O município tem a maior renda per capita do Estado.

“Bonfim tem um povo forte e cresceu muito economicamente, através da agricultura e pecuária. Somos os maiores produtores de grãos de Roraima, como arroz, soja e milho. E com a agricultura e a pecuária consolidadas, também fortalecemos o comércio da sede, das vilas e comunidades indígenas. Com o desenvolvimento chegando ao nosso município, também vieram duas agências bancárias. Bonfim é o melhor lugar para se viver. Parabéns pelos seus 41 anos”, disse o prefeito.

O CAM funciona na Rua Surumu, 1719, São Vicente, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 13h30. Os gestores dos municípios também podem ligar ou mandar mensagens pelo número (95) 98402-2618.

Conheça um pouco da história dos municípios

Alto Alegre surgiu do pioneirismo do maranhense Pedro Costa, que buscou áreas agricultáveis no interior do município para trabalhar e as encontrou na mata geral, local que começa na margem esquerda do rio Mucajaí.

Bonfim teve o primeiro povoado ainda no século XIX, e seu nome é uma homenagem à Nossa Senhora do Bonfim. Depois de vários ciclos comerciais com a cidade de Lethem, na fronteira da República Cooperativista da Guiana, o município surgiu.

Mucajaí é originário da antiga colônia agrícola de mesmo nome, fundada em 1951, nomeada de Colônia Agrícola Fernando Costa. Durante a gestão do governador do ainda Território Federal do Rio Branco, Ene Garcez Reis, houve a promoção do desenvolvimento agrícola, o que fez com que diversos nordestinos migrassem para a cidade, dando origem à colônia.

Normandia tem nome uma homenagem à região da Normandia, localizada na França, terra do fugitivo Papillon, que apelidou seu sítio, que veio a se tornar município. Este homem foi condenado a dez anos de prisão em regime de trabalho forçado, em uma ilha na Guiana Francesa, e, mesmo após ter cumprido a pena, foi proibido de deixar o local. Entretanto, conseguiu fugir e estabeleceu-se em Normandia para viver.

O nome de São Luiz relaciona-se ao rio Anauá e à capital do Maranhão, São Luís, formando “São Luís do Anauá”, apesar de ter sido registrado apenas como São Luiz. É o menos extenso do Estado, localizado no Sudeste roraimense.

São João da Baliza, cujo nome relaciona-se à construção da BR-210, Perimetral Norte, teve como um dos pioneiros João Pereira. Quando construía a estrada, ele perdeu uma baliza do serviço de topografia em um igarapé próximo ao município, que herdou o nome.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza/ Marley Lima