COMBATE À VIOLÊNCIA
Procuradoria Especial da ALE-RR leva informações a usuárias do Centro de Referência da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu nesta segunda-feira (3) uma ação informativa de combate à violência doméstica e familiar no Centro de Referência da Mulher, localizado no bairro Aparecida. A equipe do programa distribuiu panfletos para a população assistida pelo estabelecimento de saúde, bem como informou sobre os canais de denúncia para coibir a prática criminosa.

Na abordagem, os servidores da PEM informaram sobre os diversos tipos de violência doméstica enfrentados pelas mulheres, destacando a importância de identificar esses comportamentos abusivos e denunciá-los. Além disso, foi destacado o acolhimento realizado pela equipe multidisciplinar do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) às vítimas de violência.

A advogada do Chame, Magdalena Schafer, ressaltou que essas ações visam à prevenção do agravamento da violência e pretendem atingir diferentes públicos. “A PEM tem um trabalho muito bonito e necessário, em que temos uma equipe preparada para acolher as mulheres vítimas, oferecendo orientação jurídica, apoio psicológico e social. Iniciamos essas palestras nos colégios e, durante as férias escolares, vamos fazer essas ações nos órgãos públicos onde há uma grande rotatividade do público feminino”, declarou.

Quem aprovou a iniciativa foi a dona de casa Talita Paixão, que estava atenta às informações passadas pela equipe da procuradoria. “Primeira vez que ouvi falar sobre o Chame e acredito que esse trabalho seja necessário para que as pessoas tenham mais informações de como procurar ajuda e denunciar”, disse.

O autônomo Regivaldo Soares estava na unidade de saúde esperando atendimento com a esposa, grávida de gêmeos. Ele acredita que toda informação é bem-vinda para combater a violência. “A gente ouviu da equipe sobre os diferentes tipos de violência. É importante para termos a consciência de que se o relacionamento não está dando certo, o homem tem que se separar, mas nunca bater e judiar da esposa. Não é certo fazer isso com as mães dos nossos filhos”, refletiu.

A diretora-geral do Centro de Referência da Mulher, Marília Pinto, frisou que a panfletagem realizada na unidade contribui para o combate à violência, principalmente por difundir informações em locais com grande circulação de mulheres.

“Parabenizo a Casa Legislativa pela ação, pois aqui no Centro circulam, muitas vezes, mais de 200 mulheres no turno da manhã e todo o dia elas carecem dessas informações prioritárias.  É muito importante que todas as instituições em nível federal, estadual e municipal estejam verdadeiramente articuladas para trabalharem conjuntamente a respeito da defesa da saúde da mulher”, destacou a diretora.

As próximas ações informativas da PEM ocorrem nesta terça-feira (4), às 08h, também no Centro de Referência da Mulher, bem como nos dias 5 e 7 de julho, na Clínica Especializada do Hospital Coronel Mota, a partir das 14h30.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa