400 VAGAS
Escolegis oferta intensivão para processo seletivo de agentes comunitário de saúde e de combate a endemias

A Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa (ALE-RR), por meio da Escolegis (Escola do Legislativo), está com inscrições abertas para o preparatório do processo seletivo de agente comunitário de saúde e de combate a endemias. O período de inscrições é de 12 a 14 de julho e podem ser feitas clicando no banner disponível no site do Poder Legislativo (www.al.rr.leg.br).

Serão ofertadas 400 vagas, sendo 200 para o polo Santa Luzia (Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313) e outras 200 para o Liberdade (Avenida Venezuela, 1645). As aulas presenciais ocorrem de 17 a 21 de julho, das 18h às 22h. Segundo a deputada e presidente da instituição, Catarina Guerra (União), o intensivo atende a um pedido do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias de Roraima.

“É uma parceria entre a Assembleia e os sindicatos, dando voz e possibilidade de serem ouvidos. A gente se organizou e planejou. A prova já está em cima, mas, com as melhores dicas e informações que são solicitadas no edital, iremos conseguir êxito e aguardaremos ansiosos pelos resultados, pois acreditamos no potencial da Escolegis”, destacou a parlamentar.

A ideia do curso, conforme o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio, é qualificar as pessoas que se inscreveram no processo seletivo, mas não têm condições de pagar por aulas particulares.

“São mais de dez mil inscritos nesse processo seletivo da Prefeitura de Boa Vista, para mais de mil vagas disponibilizadas [incluindo cadastro de reserva]. Acreditamos que é uma oportunidade única, porque nem todos podem pagar por um curso preparatório, e, através da Escolegis, vamos ofertar essa capacitação gratuitamente”, frisou Pablo.

O conteúdo programático inclui aulas de português e raciocínio lógico-matemático, ministradas por professores da Escolegis, e matérias específicas para o cargo, que serão lecionadas por dois profissionais da área, entre eles, o presidente do Sindicato dos ACS e ACE, Flaviney Almeida Pereira.

“Nós vamos focar no específico da função do agente, a abordagem, o conceito de saúde à atenção primária, o papel dele nesse processo, e um pouco sobre conhecimento do Sistema Único de Saúde [SUS]. Eu tenho uma larga experiência na área, e quero transmitir essa mensagem para os futuros agentes municipais”, explicou o monitor, complementando que, também, irá trabalhar com simulados.

O processo seletivo

São 208 vagas disponíveis e 878 para cadastro de reserva. As funções têm carga horária semanal de 40 horas, com salário inicial de R$ 2.640. Haverá duas etapas de caráter eliminatório e classificatório:

1- prova objetiva, em 23 de julho, das 9h às 12h, para agente de combate a endemias, e das 14h às 17h, para agente comunitário de saúde. Cada prova contém 40 questões;

2- prova final do curso de formação inicial, contendo 30 questões. As disciplinas de conhecimento comum aos cargos são língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e conhecimento do SUS; 3- avaliação biopsicossocial de caráter eliminatório, para candidatos com deficiência (PCD).

Para mais informações, basta acessar o link  https://publicacoes.boavista.rr.gov.br/ler/diario/5872. O resultado preliminar das provas será publicado em 22 de agosto, e o definitivo em 5 de setembro de 2023.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade