Pular para o conteúdo

SERVIÇOS
Consumidores enfrentam dificuldades de atendimento com Unimed e Procon Assembleia atua para auxiliar usuários

Usuários do plano de saúde Unimed têm enfrentado dificuldades para utilizar os serviços da empresa, o que tem gerado preocupação e insatisfação, conforme reclamações recebidas pelo Procon Assembleia sobre o atendimento da instituição.

Somente neste ano, o órgão de defesa realizou 48 atendimentos de usuários insatisfeitos com a empresa, sendo que 26 demandas não foram resolvidas, 15 atendidas e sete geraram processos judiciais.

De acordo com informação do Procon Assembleia, a Unimed deixou de prestar os serviços de saúde para pacientes com o transtorno de espectro autista (TEA) no começo deste ano. Posteriormente, a situação piorou e usuários reclamaram do atendimento virtual, bem como da dificuldade para o reembolso de consultas e exames.

Mileide Sobral, diretora do Procon Assembleia, ressaltou a importância de garantir os direitos dos consumidores e informou que o órgão entrará com um pedido de providências para que a empresa informe as razões de não atender os usuários.

“A saúde é um direito fundamental do cidadão, e as operadoras têm a responsabilidade de garantir um atendimento eficiente e de qualidade. Estamos atentos às reclamações e dificuldades enfrentadas pelos usuários da Unimed e, por meio do Procon Assembleia, vamos realizar um pedido de providências para sabermos formalmente o porquê da omissão em realizar os atendimentos”, afirmou Sobral.

A professora Damires Melo é uma das consumidoras insatisfeitas com o plano de saúde. Ela contou que, há mais de um ano, os serviços prestados pela Unimed/Fama estão precários e que há dificuldades em diversos tipos de atendimento.

“A falta de atendimento começou a me preocupar com o cancelamento de exames, mas já passei algumas situações bem difíceis com a minha filha hospitalizada, pois houve negligência ao receitar a ela somente remédio para dor. Além disso, há muita dificuldade de marcar consultas, porque sempre dizem que só tem vaga daqui há dois meses, sendo que se for particular, há disponibilidade para o dia seguinte”, declarou Melo.

A professora declarou que necessita realizar uma cirurgia, mas que ainda não conseguiu atendimento e que não há nenhuma previsão dada por parte da empresa. “Pago mais de R$2 mil reais de plano de saúde para minha família e não consigo ter acesso a nada. Fico muito chateada, pois uma vez que você paga pelo serviço, você espera utilizá-lo quando precisar e a Unimed não tem compromisso há um bom tempo”, enfatizou.

Plataforma Reclame Aqui

No site Reclame Aqui, plataforma que permite que consumidores registrem suas reclamações e avaliem o atendimento das empresas, a reputação da Federação das Unimeds da Amazônia (Unimed/Fama) é baixa, apresentando muitos relatos negativos e insatisfações dos usuários do plano de saúde.

Conforme o site, a cooperativa Unimed/Fama foi classificada como “não recomendada, pois não responde a pelo menos 50% das reclamações recebidas”. Entretanto, no período de 12 meses, foram feitas 106 reclamações pelos usuários, sendo que nenhuma foi respondida pela empresa.

Entre os principais problemas relatados, estão dificuldade para agendamento de exames-consultas, demora para autorização de consultas, exames e cirurgias, reembolso de consulta-exame, mau atendimento e falta de cobertura de exames.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza/ Eduardo Andrade/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas