DIA DO FUTEBOL
CCJuv da ALE-RR promove paixão nacional com incentivo ao esporte

Nesta quarta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional do Futebol, uma data que celebra a paixão do brasileiro pelo esporte mais popular do país. Nesse contexto, o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), impulsiona a prática do esporte ao proporcionar a modalidade gratuitamente a crianças e jovens roraimenses.

Para abarcar essa paixão nacional, o programa da ALE-RR, inserido dentro da Superintendência de Programas Especiais, oferta aulas de futebol de campo em turmas pela manhã, tarde e noite, em oito polos localizados nos bairros Buritis, Asa Branca, Pedra Pintada, Hélio Campos, Tancredo Neves, Liberdade, Bela Vista e Jardim Primavera. Além disso, o CCJuv também oferece a modalidade esportiva nos municípios do Cantá, Mucajaí, Alto Alegre, Amajari, Caroebe, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz do Anauá e Uiramutã (ver tabela).

Conforme a diretora do CCJuv, Dyarissa Freitas, são mais de 400 crianças e adolescentes atendidos somente na modalidade, sendo então uma das aulas esportivas mais procuradas pela população.

“O Centro de Convivência da Juventude oferta mais de 20 modalidades culturais e esportivas gratuitas, nos 15 municípios de Roraima. Nossas atividades levam mais qualidade de vida a crianças, jovens e adultos, bem como tem sido uma importante ferramenta de incentivo e de inclusão social, tanto na oferta de atividades esportivas coletivas, quanto nas individuais”, enfatiza a diretora.

Um dos assistidos pelo CCJuv é Enzo Gabriel Santos, de sete anos. O aluno participa das aulas de futebol no polo Senador Hélio Campos e contou sobre o gosto pela modalidade, bem como pelos estudos. “Quero ser o Cristiano Ronaldo, porque ele é bom e faz muito gol, até mesmo de bicicleta. Já na escola, tirei duas notas 100, pois eu sempre faço minhas tarefas e atividades”, disse o menino.

A professora Nádia Mendes é quem ensina as técnicas do esporte a Gabriel. Há mais de oito anos no ramo, ela informou que a dinâmica das aulas vai bem mais além do que a diversão, pois envolve também muita disciplina.

“A gente trabalha com esses jovens para que eles sejam homens de bem para sociedade, pois contribuímos na educação esportiva deles, juntamente com os pais. Assim, nossas ações não refletem somente no futebol em si, a exemplo de se tornar o ‘Neymar’ como mesmo eles dizem, mas as atividades moldam o caráter e auxiliam na disciplina dos nossos alunos”, explicou Nádia.

Já o presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou a relevância de promover o esporte entre os jovens como forma de estimular valores como trabalho em equipe, disciplina e saúde. “O CCJuv é um espaço que visa não apenas o entretenimento, mas também o desenvolvimento integral dos jovens, sendo o futebol uma das ferramentas essenciais para isso”, disse.

Oferta de Futebol no CCJuv

O futebol de campo é ofertado para o público de sete a 17 anos e há vagas disponíveis em todas as unidades. Confira abaixo os horários das aulas, conforme os polos do Centro de Convivência da Juventude da ALE-RR.

Unidade Horário
SEDE DO CCJUV

Av. General Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis.

Manhã: 07h30 às 10h30

Manhã: 08h às 11h

Tarde: 15h às 18h

Esporte e Comunicação

Os veículos comunicacionais da Assembleia Legislativa também contribuem para informar sobre o futebol. Há exatos dois anos no ar, o “Memórias do Esporte” é veiculado na TV Assembleia (canal 57.3) todas as segundas-feiras, às 19h. Com apresentação de Waldenir Benttes e Bernardo Silva, o programa traz um bate-papo sobre os momentos históricos do esporte roraimense.

“Nesses dois anos, temos conseguido atingir o objetivo do programa, resgatando não só história do futebol roraimense, mas também do esporte de uma maneira geral. E o bacana é que, ao longo desse tempo, resgatamos muito do futebol amador, pois ele serviu de base para a profissionalização do esporte. Assim, buscamos pincelar todos esses momentos para trazer a memória esportiva, especialmente neste momento em que o futebol roraimense está em ascensão”, destacou Benttes.

Além da TV, Bentes e Silva também apresentam o “Domingo Esportivo”, programa da Rádio Assembleia (FM 98.3) que é veiculado aos domingos, das 10h ao meio-dia. Os apresentadores trazem as novidades do esporte não só roraimense, mas também do Brasil e do mundo.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Nonato Sousa