GCM PACARAIMA
Alunos assistem a palestra ‘Gestão Integrada em Segurança Pública’ no plenário Valério de Magalhães da ALE-RR

O chefe da Casa Militar da Assembleia da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), coronel Francisco Xavier, ministrou na tarde desta quinta-feira (20), no Plenário Valério Caldas de Magalhães, a palestra “Gestão Integrada em Segurança Pública”, para 28 alunos do curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Pacaraima (GCMP), município que fica a 218 quilômetros de Boa Vista.

“O Governo do Estado por meio da Academia de Polícia Integrada está formando a primeira turma de Guarda Civil Municipal de Pacaraima, que irá atuar não somente na sede como também na região que comporta todo o município”, explicou o coronel Xavier, ao destacar que existe um Acordo de Cooperação Técnica entre o Executivo estadual e a Prefeitura do município, com a parceria do Poder Legislativo.

O coronel Xavier destacou que Pacaraima sempre foi um ponto muito sensível em relação à segurança, e que apesar de já se ter no local vários órgãos policiais, a GCMP será de extrema importância por ter um papel de maior proximidade com o cidadão.

“A Assembleia Legislativa também é parceira com relação à capacitação e futuros projetos que estão por vir. Na condição de instrutor é uma grande honra participar da formação dessa turma pioneira na segurança pública municipal”, disse.

Na palestra de hoje, foi enfatizado que a Constituição Federal ao definir segurança pública fala que é direito e responsabilidade de todos, tanto dos órgãos públicos municipais, federais e estaduais, quanto a própria sociedade civil organizada.

“O policiamento orientado e a solução de problemas, nosso tema hoje, envolve todos os atores, não governamentais, na busca de solução de problemas para segurança pública, o que se define como doutrina de polícia comunitária. Falar de segurança e de políticas públicas envolve muita gente, e é um erro achar que só se resolve com polícia. O Estado, no sentido lato, tem que estar muito presente por meio do município, do governo estadual e federal, conselhos municipais e estaduais de segurança pública. Todos são de extrema importância para validar uma segurança pública de qualidade na sociedade”, reforçou.

O aluno GCM, Tayllon Diniz, já compreendeu que a profissão tem papel relevante na segurança em geral. “A Guarda Municipal tem competência específica, e em Pacaraima, por ser um município de fronteira, com uma grande crise imigratória, creio que a Guarda Municipal será de suma importância para a proteção dos logradouros municipais. É grande a expectativa no curso porque estamos tendo ótima capacitação com instrutores altamente capacitados como o coronel Francisco, que é um grande mestre da segurança pública do nosso Estado, que traz um grande aprendizado para todos nós”, disse Diniz.

A aluna Jéssica Silva de Araújo, natural de Boa Vista, 30 anos, está há três meses na Academia de Polícia Integrada junto com os colegas se preparando para se tornar servidora da segurança pública.

“Sempre tenho as melhores expectativas para a palestra do curso porque tenho certeza de que vou agregar conhecimento, para na prática saber como agir. Aqui ganhamos experiência e conhecimento para atuar com firmeza no município”, disse.

O curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Pacaraima (GCMP) começou no dia 3 de maio e o encerramento está previsto para 3 de agosto.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa