FIM DO CICLO DE VIOLÊNCIA
Centro Reflexivo Reconstruir auxilia na mudança comportamental de agressores de mulheres

Em funcionamento na estrutura da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Centro Reflexivo Reconstruir trabalha a reabilitação de agressores envolvidos em casos de violência doméstica. O programa da Casa Legislativa disponibiliza à população roraimense auxílios psicológico, jurídico e social, com o intuito de contribuir para a mudança comportamental e o fim do ciclo de violência familiar.

Criado em 2016, o Reflexivo Reconstruir promove reuniões semanais com agressores condenados pela Justiça, bem como com aqueles que procuram espontaneamente o programa. Temas relacionados à masculinidade hegemônica, depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06) são abordados durante os encontros.

Um dos atendidos pelo programa é Carlos (nome fictício). Há dois meses frequentando as reuniões do Centro Reflexivo, ele afirmou que as mudanças comportamentais já foram percebidas nos campos afetivo e profissional.

“No primeiro dia que eu cheguei ao Reconstruir, estava meio assustado. Hoje, faço parte dessa família, com esses profissionais maravilhosos, em que tenho aprendido a amar o ser humano com outros olhos e a pensar antes de agir. Só tenho a agradecer a equipe do programa, pois tenho 57 anos e sinto que está reconstruindo a minha vida. Estou no lugar certo”, declarou o assistido.

Josimar Batista, advogado do programa da ALE-RR, é um dos profissionais que palestra nas reuniões do Reconstruir. Ele destacou que a Casa Legislativa realiza um trabalho conjunto em prol da reabilitação da família afetada pela violência.

“O Centro Reflexivo Reconstruir pertence à Procuradoria Especial da Mulher e, com o Chame [Centro Humanitário de Apoio à Mulher], busca atender a família em contexto de violência doméstica. A gente faz as reuniões às terças-feiras, com equipe composta por assistente social, psicólogo e advogado, com assuntos que possibilitam a reflexão sobre a própria atitude e possível mudança de comportamento”, explica.

A psicóloga Macilene Melo ressaltou que os encontros são relevantes para refletir sobre a origem dos comportamentos abusivos, com foco na mudança de atitudes agressivas.

“Quando acontece a agressão, seja física ou verbal, há um desajuste psicológico para o casal. O que buscamos entender são as razões do descontrole e o que motivou a agressão. Assim, a gente aborda temas que contribuem para ressignificação na forma de pensar e sentir, ressaltando que a mudança deve partir dele, com base nos assuntos que tratamos nas reuniões, e buscando trazer uma melhor saúde mental aos assistidos”, frisou a psicóloga.

O Reconstruir atende 27 pessoas, sendo que duas delas frequentam a reunião espontaneamente e o restante foi encaminhado pela Vara de Execuções, Penas e Medidas Alternativas (Vepema), do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Para os interessados em buscar auxílio, o Centro Reflexivo Reconstruir fica na sede da Procuradoria Especial da Mulher, na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza