PATRIMÔNIO IMATERIAL
Apresentação marca o Dia do Capoeirista no Centro de Convivência da Juventude

Símbolo de luta e resistência, a capoeira é um estilo de dança com benefícios para o corpo e a mente de quem a pratica. Nesta quinta-feira (3), é celebrado o Dia Nacional do Capoeirista, aquele ou aquela que pratica a capoeira, e os alunos e instrutores do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima promoveram uma roda de lutas e danças para comemorar a data.

Cerca de 30 alunos praticam o esporte na sede do CCJuv duas vezes por semana. São crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, em busca de conhecimento na arte da luta e benefícios para o corpo. O professor Mayke Araújo destacou as principais benfeitorias para saúde dos alunos. “A capoeira é uma filosofia de vida. Ela cria uma conexão e movimenta o corpo todo, fortalecendo as estruturas e ajudando a mente”, destacou.

Um dos praticantes é Daniel Santos. Ele é autista e a prática esportiva foi recomendação médica seguida estritamente pela mãe Lene Barbosa. “Ele precisa gastar energia, ele é muito agitado e depois da aula ele chega em casa e dorme”, brincou.

Há um ano, estar nas aulas de capoeira do CCJuv faz parte da rotina do Pedro Henrique Galvão, de 12 anos. “Estou praticando, lutando e estou gostando dos golpes, acho legal as aulas e o treinamento”, contou o garoto.

O Centro de Convivência da Juventude faz parte da Superintendência de Programas Especiais do Poder Legislativo. Nele são desenvolvidas atividades para incluir e valorizar todas as formas de representatividade da sociedade. “A capoeira é uma mescla de atividade cultural e esportiva, queremos valorizar essa data e incentivar outras crianças e adultos a valorizar essa cultura”, explicou o superintendente, Pablo Sérgio.

Típica da região Nordeste do País, a Capoeira foi considerada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Ela é um marco da resistência da escravidão do século 17, uma forma de se defender das agressões sofridas.

Encontros

As aulas de capoeira pelo Centro de Convivência da Juventude estão presentes na sede do CCJuv, localizado na avenida Ataíde Teive, nº 3510, no bairro Buritis; no Polo Pedra Pintada, situado na avenida Diamante, nº 1227, no bairro Pedra Pintada, e no Polo Pérola, na rua Campo Grande, sem número.

Legislativo

Além da oferta de aulas gratuitas, dentro da principal função de legislar, a Assembleia Legislativa promulgou o Decreto Legislativo nº 32/2019, apresentado pela ex-deputada Lenir Rodrigues. A proposta declara de utilidade pública a Federação Roraimense de Capoeira e a tornou apta a receber recursos públicos e privados para execução de ações e projetos.

O Projeto de Lei nº 154/2022, que também foi apresentado pela ex-deputada Lenir Rodrigues, deu origem à Lei nº 1.778/2023, que institui em Roraima a Semana de 18 de outubro como o Dia Estadual do Capoeirista e do Ofício de Mestre de Capoeira. A proposição tem o intuito de valorizar quem pratica capoeira no Estado.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade