PROGRAMAS ESPECIAIS DA ALE-RR
Estudantes têm primeiro contato com urna eleitoral do Parlamento Jovem Roraimense

Nesta segunda-feira (7), estudantes do Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar abriram a semana do processo de capacitação para mesários do projeto Parlamento Jovem, da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima. A eleição para escolha dos parlamentares jovens ocorrerá em 18 de agosto.

O Parlamento Jovem tem a parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seed) e do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral). O treinamento será executado pelos técnicos judiciários do tribunal com o passo a passo da preparação da sala para recepcionar os eleitores, montagem e utilização da urna eletrônica, a começar pelo teste das teclas, a emissão do comprovante da zerésima e o boletim de urna.

“Há uma expectativa muito grande por parte destes alunos. É um momento não só de orientação, mas sob o olhar de dentro a partir de quem contribui como mesário para o dia da eleição, o manuseio e segurança da urna”, enalteceu o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio Bezerra.

O técnico judiciário Fábio Leite foi o instrutor e explicou as funções de cada tecla, a importância da atenção e do compromisso dos mesários em conferir as informações dos eleitores, da organização e do trabalho em equipe. “A escola selecionou os estudantes com mais aptidão ao trabalho direcionado a mesário como se fosse uma eleição normal, com urnas usadas no dia da eleição, e eles vão aprender a habilitar um eleitor, resolver eventuais problemas, manuseio de urna eletrônica e emissão de boletim com resultado”, explicou.

Há quem ainda não teve experiência com o processo eleitoral. É o caso da estudante de 16 anos Sara Pimentel, que ainda não tem título de eleitor, mas se interessou em conhecer a condução desde a base. O Parlamento Jovem Roraimense, segundo ela, é a chance de os estudantes mostrarem as principais demandas da sociedade na qual estão inseridos.

“É uma grande oportunidade de conhecermos como os jovens pensam, as opções e direitos que eles podem nos proporcionar e influenciar na participação na política, lutar pela nossa democracia”, comentou Sara.

De acordo com o professor de Filosofia do Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar, Paulo Henrique Silva, desde as primeiras movimentações do projeto na unidade os estudantes se mostraram interessados em aprender e a conhecer mais os caminhos da política. “Orientamos desde o preenchimento das fichas até a elaboração das propostas, dando dicas de como vai beneficiar a escola e toda a sociedade”, explicou o professor que torce para ter propostas nascidas no colégio abraçadas pela Assembleia Legislativa de Roraima.

Na edição 2023 do projeto Parlamento Jovem, seis escolas participam do processo. De 7 a 17 de agosto ocorrerá o período de campanha eleitoral nas escolas e os candidatos deverão trabalhar temas pertinentes à sociedade, como educação, saúde, meio ambiente, lazer e democracia. Em cada unidade de ensino, serão eleitos quatro jovens, totalizando 24 deputados com até 18 anos de idade e matriculados no primeiro ano do Ensino Médio.

O rito seguirá os mesmos trâmites de uma eleição comum: os eleitos serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral com cerimônia marcada para 23 de agosto. Isso dará direito à posse e ao exercício do pleito nos meses de setembro e outubro deste ano.

Treinamento de mesários do projeto nas escolas, de 7 a 11 de agosto:

7/8 – Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar – 16h e 19h

8/8 – Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt – 8h30

8/8 – Colégio Estadual Militarizado Dr. Rittler Brito de Lucena – 14h30

9/8 – Escola Estadual Major Alcides – 8h30 e 14h30

10/8 – Escola Estadual Ana Libória – 8h30 e 16h

11/8 – Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias – 8h30 e 14h30

Eleições:18 de agosto

Diplomação TRE/RR – 23 de agosto, 10h

Posse e escolha da Mesa Diretora: 5 de setembro

Sessões parlamentares: setembro e outubro

Texto: Yasmin Guedes