Skip to content

VAGAS LIMITADAS
CCJuv está com inscrições abertas para oficina de Xadrez

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), ligado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), está com inscrições abertas para a oficina de xadrez “Desenvolvendo Habilidades Estratégicas e Táticas”. As aulas gratuitas, realizadas em parceria com a Federação Roraimense de Xadrez, serão ministradas pelo professor Élcio Mourão.

Serão disponibilizadas 90 vagas, distribuídas em três turmas. Os interessados em participar devem acessar esse link www.spealerr.com/oficinadexadrez e fazer a matrícula. A oficina será no período de 16 a 18 de agosto, na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. No primeiro dia as atividades iniciarão às 19h. Nos dias 17 e 18 a capacitação ocorre a partir das 9h.

Conforme explicou o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio Bezerra, a oficina é direcionada a quem tiver interesse na modalidade esportiva, desde estudantes, jovens e adultos, entusiastas do xadrez, educadores e qualquer pessoa interessada em aprender e aprimorar as habilidades no jogo.

Segundo detalhou, os participantes da oficina de xadrez sairão com uma compreensão mais profunda do jogo, além de habilidades cognitivas e estratégias valiosas que podem ser aplicadas em várias áreas da vida.

“A Superintendência de Programas Especiais este ano tem feito muitas ações em parceria e focado nas questões esportivas e culturais. A ideia dessa oficina é fomentar o xadrez em Roraima. Aproveitamos que a Federação fará um campeonato paralelo às nossas atividades, trouxemos o instrutor que tem reconhecimento e é campeão internacional, para comandar a oficina”, explicou Pablo Sérgio.

O superintendente enfatizou que a oficina é voltada para todas as idades. “Será um bate-papo com tem interesse nesta modalidade esportiva, independentemente da idade, oportunidade única para os participantes aprenderem os fundamentos do xadrez e aprimorarem suas habilidades de pensamento estratégico, análise crítica e tomada de decisões.

Pablo acrescentou que a oficina será prática e teórica. “Ele vai exemplificar na prática a metodologia que ele usou para se tornar um campeão, mostrar o que o jogador pode fazer para melhorar a performance no jogo. O que a gente tem detectado é que o xadrez ajuda muito a desenvolver o intelecto, principalmente das crianças e adolescentes, por isso estamos incentivando essa prática, para melhorar também o desempenho intelectual dos estudantes nas suas atividades diárias”, reforçou o superintendente.

Perfil

Élcio Mourão atua como árbitro há 20 anos e, pela função, já participou de torneios em países como Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Chile, Bolívia e Turquia. Entre os campeonatos que arbitrou, estão o Mundial Individual Escolar, o Continental das Américas, o Pan-americano de Xadrez e os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs).

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa / reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR

Compartilhar

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125

Notícias Relacionadas