MOÇÕES DE APLAUSO
Deputados aprovam homenagem aos vaqueiros de Roraima

Os vaqueiros de Roraima foram homenageados na sessão ordinária desta quarta-feira (16), durante a aprovação, pelos parlamentares, das Moções de Aplauso nº 16, 17 e 18/2023, de autoria dos deputados Idázio da Perfil (MDB), Éder Lourinho (PSD) e Armando Neto (PL), respectivamente.

Em nome do senhor Josenildo Silvestre da Silva, o deputado Idázio homenageou todos os vaqueiros ‘raízes’ de Roraima, e mencionou a passagem do Dia Estadual do Vaqueiro, que será comemorado em 22 de agosto.

“Temos vaqueiros que são pessoas anônimas, e que eu quero que se sintam homenageadas em nome do Josenildo, que tem trabalhado muito neste Estado desde que chegou, há mais de 20 anos, seja com treinamento de cavalos ou vaquejada. Então, quero homenageá-lo, e a todos os outros. Nesses dois dias de festa que teremos no parque de exposição, a gente vai ficar muito feliz com o comparecimento, principalmente, dos homenageados e das nossas amazonas”, defendeu.

O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) parabenizou o colega pela homenagem ao senhor Josenildo, e relembrou que o vaqueiro já foi seu paciente.

“O Josenildo foi meu paciente. É um vencedor, um batalhador na vida. Ele teve um acidente há quase uma década, justamente no exercício do seu trabalho. Foi operado e, graças a Deus, está trazendo orgulho para Roraima, e vai participar desse evento que terá o apoio da Assembleia Legislativa”, declarou o médico.

Em aparte, o deputado Armando Neto agradeceu a oportunidade de incluir seu requerimento na pauta do dia, e, também, poder prestar sua homenagem a esta classe.

“Eu elenquei três nomes de vaqueiros que têm história no nosso Estado, e fico satisfeito em fazer parte desse ciclo de amizade, e por poder homenagear esses vaqueiros que têm essa paixão no peito, essa paixão cultural, e é um direito adquirido. Convido a todos, também, a participar deste grande evento”, disse.

O deputado Éder Lourinho também fez uso da palavra, e disse estar contente pelo fato de a Casa Legislativa reconhecer a atuação desses profissionais.

“Eles são muito importantes para Roraima e o nosso agronegócio. Toda vez que compramos carne ou leite, tudo isso passa por eles. É uma profissão que existe há décadas e é um papel importante porque, quando nasce um animal em uma fazenda, o primeiro a pegar e fazer os curativos são eles, e, muitas vezes, esse profissional não é reconhecido. Então, faz jus a essa homenagem”, avaliou.

Por fim, o chefe do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) também ressaltou a categoria, e parabenizou os autores das moções pela valorização do trabalho, bem como a Mesa Diretora por acatar o pedido da Associação dos Vaqueiros de Roraima, para realização de sessão solene itinerante, no dia 25 deste mês, no Dandãezinho.

“A gente pensou em fazer aqui, mas o ambiente adequado é o parque de exposições. Vamos deslocar toda a estrutura da Assembleia de forma mais do que merecida e justa, reconhecendo esses importantes profissionais”, frisou.

Orgulho de Roraima

Também foi acrescentado na ordem do dia e aprovado pelo plenário da Casa, nesta quarta-feira, com 18 votos favoráveis o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 092/2023, de autoria de vários deputados, que concede a Comenda Orgulho de Roraima a diversos vaqueiros raízes do Estado.

A entrega da honraria será feita em sessão solene, a ser marcada em data oportuna.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza/ Marley Lima