Pular para o conteúdo

RECONHECIMENTO
Vaqueiros e laçadores de Roraima serão homenageados em sessão especial itinerante

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará uma Sessão Especial Itinerante em homenagem aos vaqueiros e laçadores da região, em conjunto com a 1ª Festa do Vaqueiro, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174, s/n, Distrito de Monte Cristo, Boa Vista, nesta sexta-feira (25), às 17h.

A festa, que segue até o dia 26, é alusiva ao Dia Estadual do Vaqueiro, comemorado anualmente em 22 de agosto. Instituída pela Lei nº 1.480/2021, a matéria é de autoria do parlamentar Eder Lourinho (PSD).

“Nesta Casa, foi aprovado um projeto que cria o Dia Estadual do Vaqueiro e, através desse projeto, em agosto, comemoraremos o mês do vaqueiro com esse evento. No dia 25, terá início ao meio-dia com um almoço na Estrada do Bom Intento, km 4, no Hotel Villas na Fazenda Cascavel, e, a partir das 15h30, uma cavalgada até o Dandãenzinho, onde faremos a sessão solene em homenagem aos vaqueiros”, esclareceu Eder Lourinho sobre a programação da festa.

Apoio conjunto

Proposto por diversos deputados, como Armando Neto (PL), Dr. Claudio Cirurgião (União), Eder Lourinho (PSD), Gabriel Picanço (Republicanos), Idázio da Perfil (MDB), Isamar Júnior (PSC), Marcelo Cabral (Cidadania), Odilon (Podemos) e Soldado Sampaio (Republicanos), a sessão atende às solicitações das entidades Associação dos Laçadores de Roraima e Associação dos Vaqueiros de Roraima, através dos ofícios nº 08/2023 e nº 013/2023, respectivamente.

O presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio, destacou a importância da celebração, ressaltando a contribuição fundamental do segmento para a cultura e história do país.

“A figura do vaqueiro está presente em nossa música, cultura e arte, faz parte de nossa história e infância, trabalhando muitas vezes no anonimato. Portanto, este evento é uma oportunidade de homenagear esses pioneiros, que servem de exemplo para a juventude”, explicou Sampaio.

O presidente ainda destacou que o evento valorizará os vaqueiros-raízes, que desempenham um papel vital em diversas fazendas, desde as de agricultura familiar aos empreendimentos maiores.

“Vamos reconhecer aquele vaqueiro-raiz, aquele trabalhador que está lá na fazenda no dia a dia cuidando, seja lá da pequena fazenda, agricultura familiar, seja de porte médio, porte grande; tem lá um trabalhador responsável, conduz e gerencia tudo o que é necessário”, disse o chefe do Poder Legislativo.

Orgulho de Roraima

Durante a solenidade itinerante, será concedida a Comenda Orgulho de Roraima a diversos vaqueiros e laçadores que desempenharam um papel significativo no desenvolvimento econômico do Estado.

A honraria “Orgulho de Roraima” foi instituída pela Resolução Legislativa nº 10/2009 com o propósito de reconhecer pessoas físicas ou jurídicas que tiveram atuações notáveis no Estado ou no antigo Território Federal de Roraima, transformando-se em símbolos de referência para a população.

“Serão homenageados os vaqueiros-raiz, aqueles que foram os pioneiros a desbravar Roraima. A pecuária foi um dos principais pilares do desenvolvimento do Estado, e antigamente, os vaqueiros conduziam o gado por longas distâncias, 100, 300 km, até o rio Caracaraí para o embarque para Manaus”, explicou Eder Lourinho.

Após a sessão, a Associação dos Vaqueiros proporcionará uma ampla gama de atividades, incluindo a prova de laço em dupla, show de viola e forró. No dia 26, haverá “Laço de Mourão”, a corrida de cavalos, a tradicionalíssima “Mesa da Amargura” e as emblemáticas Pega do Garrote e Pega do Leitão, tradições enraizadas na cultura vaqueira.

O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Parlamento (@assembleiarr), contando com toda a estrutura de uma sessão legislativa tradicional.

Confira a programação da 1ª Festa do Vaqueiro:

Sexta-feira, 25/8

15h30 – Cavalgada (Bom Intento/Parque Dandãezinho

17h – Sessão Especial Itinerante da ALE-RR

18h30 – Prova de Team Roping

18h às 2h – Shows com bandas locais

Sábado, 26/8

9h30 – Laço de Mourão

15h – Corrida de Cavalos

17h – Prova dos três tambores

18h às 4h – Shows com bandas locais

21h – Pega do garrote; Pega do Leitão; e Mesa da Amargura

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas