‘NOTA 10’
Morador destaca celeridade do Fiscaliza ao resolver problema de buraco na rua

Quem paga imposto fica feliz quando recebe o retorno do poder público. Esse é o sentimento do pintor Reginaldo Frederico dos Santos, que mora há um ano na Rua Jauaperi, no bairro Professora Araceli Souto Maior, zona Oeste da cidade.

Após pedir ajuda do Programa Fiscaliza em 7 de agosto para resolver a situação de uma cratera que estava consumindo parte da via pública, colocando em risco a vida dos condutores que transitava pelo local, nesta terça-feira (29) ele recebeu a equipe do Fiscaliza e a reportagem da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para falar do resultado do serviço.

“Já estava com três meses que entrava em contato com a prefeitura pelo 156, eles diziam que estavam vindo, mas não apareciam. Daí encontrei a equipe do Fiscaliza vendo um esgoto em outra rua do bairro e falei sobre o buraco, e eles vieram dar uma olhada. Em menos de um mês, conseguiram resolver parcialmente o problema, evitando o risco de acidente, porque essa é uma via muito agitada. O Fiscaliza foi muito bom, nota 10, nos ajudou muito aqui no bairro”, avaliou Santos.

O buraco, conforme descreveu o diretor do Programa Fiscaliza, Rhomer de Souza Lima, tinha oito metros quadrados de diâmetro e 1,5 de profundidade. “A gente detectou que existia uma erosão grande na drenagem desse local, e que a pavimentação asfáltica apresentava um rompimento que não era tão grande, mas lá embaixo era um buraco muito intenso, suscetível de acidente”, contou Souza.

O Fiscaliza fez um relatório e encaminhou para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos em 9 de agosto, para que solucionasse o problema. “Como a gravidade era tamanha, reiteramos a solicitação em 22 de agosto, notificando o secretário para que ele se sensibilizasse, porque alguém poderia até perder a vida. A secretária atendeu a nossa demanda e restaurou o local, embora a pavimentação asfáltica ainda não esteja recuperada, mas pelo menos, o risco iminente de um acidente se reduziu”, agradeceu.

Souza destacou que o Fiscaliza está à disposição de toda a população do Estado, basta entrar em contato pelos canais de atendimento, presencial e virtual. “A população tem três opções para fazer a denúncia, que pode ser pelo site, WhatsApp e presencialmente”, informou.

A instituição está localizada na sede da Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, no bairro Buritis, para os atendimentos presenciais ou remotos, via site (al.rr.leg.br/fiscaliza), WhatsApp (95) 98402-1735 ou pelo aplicativo disponível para o sistema Android Programa Fiscaliza.

Após receber uma denúncia, a direção do Fiscaliza encaminha equipe técnica para verificar o problema e aciona os órgãos competentes responsáveis pela resolução da demanda.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade