Pular para o conteúdo

‘RELATOS DE RORAIMA’
Coronel Chagas destaca artigo que retrata o trabalho do Estado em favor do Sistema Prisional e da imigração

O artigo “Relatos de Roraima” do juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto (SP) Evandro Pelarin, motivou o deputado Coronel Chagas (PRTB) a discursar na tribuna, durante sessão desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Chagas leu parte do artigo que trata sobre avanço do sistema prisional e destaca como o Estado e o Governo Federal lidam com a imigração venezuelana e como o Executivo Estadual mantém o programa de polícia nas escolas públicas.

Durante pronunciamento, o parlamentar disse ainda que o juiz Evandro Pelarin, veio pessoalmente conhecer Roraima e foi recebido na Assembleia Legislativa pelo presidente da Casa Soldado Sampaio (Republicanos).

“O presidente Sampaio recebeu o magistrado e me relatou que ele fez questão de verificar se procediam as manchetes que dizem que Roraima está acabando com os povos indígenas e que os imigrantes não estavam sendo bem recebidos. Mas ele viu que a realidade é diferente, por isso fez esse relato parabenizando o povo roraimense”, disse Chagas.

 

Sistema Prisional

No artigo, publicado na segunda-feira (4), no jornal Diário da Região, o magistrado destaca o trabalho feito pela Polícia Penal em Roraima no Sistema Prisional colapsado em 2018 pela barbárie de decapitações, motivo de intervenção federal na época, e como o Estado conseguiu reorganizar todo o sistema.

Imigração

Durante a leitura, o deputado Chagas destacou também parte do artigo que exalta o trabalho do Estado em favor dos imigrantes. “Roraima concentra, sozinho, em seus sistemas de saúde [cirurgias e demais procedimentos não realizados pelo Exército], segurança pública e assistência social uma quantidade imensa de demandas nessas áreas”, relatou.

 Apoio

Os deputados Renato Silva (Podemos) e Marcos Jorge (Republicanos) parabenizaram Chagas pelo relato. “O que nós vemos no noticiário são matérias que não destacam o trabalho feito aqui em favor dos imigrantes, dos povos indígenas. Quando na verdade, nós arcamos com a saúde, alimentação, educação e emprego. Parabéns pelo debate. Nós temos que ajudar o governador e se juntar a bancada federal, pra que possamos ir juntos a Brasília cobrar essa conta”, disse Renato.

O republicano Marcos Jorge falou sobre os esforços do Governo Estadual para dar conta de todos os gastos ocasionados pela quantidade de imigrantes que entram todos os dias em Roraima.

“Essa questão dos gastos foi calculada pelo governador Denarium e apresentada de forma técnica ao STF, que decidiu por unanimidade que a União seria responsável por arcar com metade da conta, mas a União nunca pagou.”

Por fim, Chagas agradeceu a publicação do artigo. “É muito bom ver isso. Um magistrado que vem conhecer nossa realidade e faz esse relatório, esse artigo e publica num jornal de grande circulação”, destacou o parlamentar.

Texto: Gabriela Vital

Fotos: Alfredo Maia/ Eduardo Andrade/ Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar

Arquivos

banner assembleia 125x125

Notícias Relacionadas