Na terça-feira (12), às 9h, o Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) será o palco da cerimônia de posse dos 24 estudantes eleitos na edição de 2023 do Parlamento Jovem Roraimense (PJR). A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, canal 57.3, e pelo canal no Youtube do Legislativo roraimense (@assembleiarr).
Durante a solenidade, será realizada também a eleição da Mesa Diretora entre os jovens parlamentares eleitos. Jardel Souza, superintendente legislativo da ALE-RR, explica que os ritos da cerimônia serão bem parecidos com os seguidos pelo Parlamento estadual para os deputados estaduais.
“O início das atividades será marcado com a posse dos jovens parlamentares, sendo logo depois eleita a Mesa Diretora. Nesta ocasião, eles vão conhecer como funciona uma sessão ordinária efetivamente, além de que cada deputado será designado para orientar e apadrinhar um desses jovens representantes”, disse o superintendente.
Coordenado pela Superintendência de Programas Especiais da Casa Legislativa, o projeto tem como proposta sensibilizar os jovens para que participem ativamente do processo democrático. Em 2023, foram eleitos quatro candidatos de seis instituições de ensino da capital, todos alunos do 1º ano do ensino médio com até 18 anos de idade.
O superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Pablo Sérgio, acompanhou todo o desenvolvimento do projeto nas escolas e descreve o envolvimento de alunos e professores para eleger os jovens representantes.
“Até o momento, nossa avaliação é a de que o Parlamento Jovem 2023 superou todas as expectativas e tem proporcionado um amplo debate sobre a importância e a participação do jovem na política. Ao todo, atingimos cerca de quatro mil estudantes do ensino médio, da rede estadual de ensino, o que demonstra a ampla participação de todos, desde o início até a diplomação realizada no dia 18 de agosto”, ressaltou Sérgio.
As primeiras sessões ordinárias do Parlamento Jovem estão marcadas para os dias 12, 20 e 28 de setembro, bem como para 3 de outubro e 11 de dezembro, todas no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
Trajetória
O projeto foi lançado no dia 20 de julho e logo entrou na fase de sensibilização dos alunos das escolas estaduais Ana Libória, Hildebrando Ferro Bitencourt, Major Alcides Rodrigues, bem como os colégios militarizados Camilo Dias, Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena e Wanda David Aguiar. Apenas estudantes do 1º ano do ensino médio podiam se candidatar, sendo que a de campanha eleitoral foi realizada de 7 a 17 de agosto.
Durante esse período, os candidatos apresentaram propostas originais, com temas relacionados à agricultura familiar, educação, emprego, esporte e cultura, juventude, meio ambiente, saúde, segurança, trânsito e transporte.
Já os estudantes dos 2º e 3º anos exerceram as funções administrativas eleitorais, a exemplo de mesários, secretários e presidentes de sessão, sendo que o treinamento ocorreu por meio de servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
De forma inovadora, o projeto da ALE-RR promoveu a paridade entre os gêneros, em que 50% das candidaturas foram de homens e os outros 50% entre mulheres. Os quatros alunos mais votados de cada escola foram escolhidos, em eleição realizada no dia 18 de agosto, com a utilização das urnas eletrônicas e sob a supervisão da Justiça Eleitoral.
No dia 24 de agosto, os 24 alunos eleitos no Parlamento Jovem Roraimense foram diplomados pelo TRE-RR, no Plenarinho Valério Caldas de Magalhães, da Assembleia Legislativa. A cerimônia foi conduzida pela juíza auxiliar da presidência do TRE-RR, Graciete Sotto Mayor, que representou a presidente do órgão eleitoral em Roraima, desembargadora Elaine Bianchi.
Conheça os jovens parlamentares eleitos
Escola Estadual Ana Libória:
1- Danilo Guerreiro (Danilo Adorian Ferreira Gomes), 15 anos;
2- Jean Cauê (Jean Cauê de Oliveira Cabral), 15 anos;
3- Clarissa Matos (Clarissa Paes Turiano Matos), 15 anos;
4- Fernanda Neres (Fernanda Victoria Neres Lima), 15 anos.
Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena:
1- Jhully Crispim (Jhully Ane Crispim dos Santos Ribeiro), 14 anos;
2- Juliana (Juliana de Araújo Gomes),15 anos;
3- Lucas Tavares (Lucas de Souza Tavares), 15 anos;
4- Joel Carneiro (Joel Carneiro Santos), 15 anos.
Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt:
1- Janderson (Janderson Pereira de Souza), 17 anos;
2- Richard Macuxi (Richard Lins Sena Ambrósio), 17 anos;
3- Karen Monteiro (Karen do Nascimento Monteiro), 16 anos;
4- Hericson (Héricson Alessandro Magalhães de Souza), 15 anos.
Escola Estadual Major Alcides:
1- Marcos Vinícius (Marcus Vinicius Vasconcelos da Silva), 15 anos;
2- Negão da 101 (Nycolas Marinho Nascimento), 17 anos;
3- Maria Kauanne (Maria Kauanne Conceição da Silva), 15 anos;
4- Carlos André (Carlos André Nascimento Plaskievicz), 17 anos.
Colégio Estadual Militarizado Professor Camilo Dias:
1- PME (Pedro Henrique Lima da Silva), 15 anos;
2- Dameliss (Dameliss Valeria Bello Oliva), 16 anos;
3- Aurélio (Aurélio José Gutierrez Rico), 15 anos;
4- MPE (Vittor Gabriel Araújo da Silva), 16 anos.
Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar:
1- Eunice (Eunice Beatriz Albuquerque Magalhães), 16 anos;
2- Ayesha (Ayesha Emily Paul), 15 anos;
3- Nicolly HN (Laisa Nycolle Almeida da Silva), 15 anos;
4- Siqueira (Eduardo Vinícius Siqueira de Paula), 16 anos.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Jader Souza/ Marley Lima/ Nonato Sousa
SupCom ALE-RR