UNIÃO DE INSTITUIÇÕES
Ouvidoria da ALE-RR realiza reunião para ações conjuntas com CGU e Ouvidoria-Geral do Estado

Nesta quarta-feira (13), a Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou reunião de alinhamento com as ouvidorias da Controladoria-Geral da União (CGU) e Ouvidoria-Geral do Estado. O encontro aconteceu na sede da Ouvidoria da Casa Legislativa e debateu a integração desses órgãos com a plataforma Fala.br.

A plataforma é uma rede integrada de ouvidorias e acesso à informação do Poder Executivo Federal, em que mais de 2.500 ouvidorias atuam em conjunto. Por meio dela, o cidadão pode enviar pedidos de acesso à informação, enviar denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações aos órgãos e entidades públicas.

O diretor da Ouvidoria da Assembleia, Manoel Batista, comentou os resultados do encontro. “A reunião de hoje tem o objetivo de capacitar os nossos ouvidores da rede estadual, incluindo as ouvidorias dos municípios. A ideia é que a gente tenha profissionais capacitados para desenvolver todos esses expedientes que chegam na plataforma Fala.Br.”, disse o diretor.

De acordo com o ouvidor-geral do Parlamento Roraimense, deputado Isamar Júnior (PSC), em breve a população de Roraima vai contar com uma ouvidoria do Legislativo mais eficiente e acessível. Para isso, o parlamentar afirmou que algumas estratégias de cooperação e integração entre os órgãos foram criadas.

“A ideia com esse encontro é alinhar as ações dessas instituições para o próximo semestre. O nosso debate foi sobre as capacitações que vamos oferecer aos nossos profissionais, em eventos com palestrantes de fora de Roraima, bem como planejamos ações conjuntas e itinerantes ao interior do Estado”, disse o Ouvidor-geral.

Desde o início do ano, a Ouvidoria da Assembleia Legislativa de Roraima busca parcerias para melhorar o canal de comunicação com a sociedade. Além das panfletagens e palestras nos municípios do interior, as equipes do Legislativo estão alinhando capacitações para quem atua na rede de ouvidorias.

Canais de atendimento

Os interessados podem enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR por meio de atendimento presencial na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona entre as ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Jader Souza