NO INTERIOR DO ESTADO
Ouvidoria-Geral da ALE-RR reforça ações no município de Bonfim

Nesta sexta-feira (15), a Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu a “Ouvidoria Itinerante” no município de Bonfim. O objetivo do evento é aproximar o órgão da Casa Legislativa das ouvidorias dos municípios, destacando a relevância do canal de escuta para a comunidade.

As atividades se iniciaram com o workshop “Ouvidoria da ALE-RR apoiando seu município”, realizado na Câmara Municipal de Bonfim. A palestra teve como foco apresentar os detalhes de funcionamento da ouvidoria e a relevância do órgão para os processos de transparência dos atos públicos.

“Esse é o décimo município de Roraima que visitamos, sempre levando informações aos gestores municipais sobre o papel primordial da ouvidoria para a população. Nossa meta é fazer isso em todos os municípios do Estado até o fim do ano”, destacou o ouvidor-geral da ALE-RR, deputado Isamar Júnior (Podemos).

Além disso, a capacitação orientou servidores municipais para criação, implementação e integração das ouvidorias do município à rede nacional, por meio da plataforma Fala.Br.

“Essa plataforma liga uma rede de mais de 2.500 ouvidorias em todo o território nacional e fornece todas as ferramentas necessárias para o funcionamento de uma ouvidoria. Ela é mantida pela CGU [Controladoria-Geral da União] e não possui custo nenhum para a instituição”, declarou Manoel Batista, diretor da Ouvidoria Legislativa.

O evento foi direcionado à prefeitura, vereadores, ouvidores e população em geral. O presidente da Câmara Municipal, Domingos Costa, esteve atento à capacitação e aprovou a iniciativa.

“Que mais eventos como esse sejam realizados na Câmara Municipal, pois assim nós aprendemos mais e conseguimos levar as informações para a população e para todos aqueles que mais precisam”, disse.

À tarde, a equipe da Ouvidoria-Geral realizou uma panfletagem informativa no centro comercial do município, objetivando divulgar o trabalho do órgão e, principalmente, ouvir ativamente as preocupações e sugestões da população.

As ações no município foram encerradas no Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara, onde ocorreu a palestra “O que é a Ouvidoria-Geral da ALE-RR?”.

Na ocasião, a equipe esclareceu aos estudantes do ensino médio os diferentes tipos de manifestações recebidas, promovendo assim uma maior compreensão entre a comunidade escolar.

“O aluno adquirindo mais informação e sabendo onde procurar ajuda para atender às demandas do seu bairro, da comunidade, ele vai conseguir exercer a sua cidadania com mais plenitude”, analisou o gestor da escola, Flávio Rodrigues.

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa segue com o cronograma das visitas aos municípios de Roraima, sendo os próximos destinos as cidades de Cantá e Mucajaí em outubro.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Nonato Sousa