CIDADÃO BENEMÉRITO
Assembleia Legislativa de Roraima homenageia conselheiro Brito Bezerra

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) concedeu na manhã desta terça-feira (19) a Comenda Cidadão Benemérito ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), Francisco José Brito Bezerra. A honraria foi proposta pelo deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) por meio do Projeto do Decreto Legislativo (PDL) nº 058/023, aprovado por todos os parlamentares.

O autor da propositura agradeceu aos pares o reconhecimento ao conselheiro Brito Bezerra, por todo o trabalho realizado por este enquanto servidor público do Estado. Ele destacou os cargos que o conselheiro ocupou durante a vida pública e as bandeiras de lutas que levantou na defesa dos produtores rurais, da merenda escolar regionalizada e do selo artesanal.

“Há três décadas no Estado, Brito teve três mandatos, entrou e saiu da política, sendo agraciado e parabenizado por toda a população, por toda a classe política de Roraima, que respeita o excelente trabalho que está executando no Tribunal de Contas com o programa ‘TCE na Comunidade’, orientando os gestores e trazendo a população para uma participação maior no controle e gestão das contas públicas”, justificou o parlamentar.

Durante a solenidade de entrega, vários parlamentares fizeram questão de ressaltar os atributos do conselheiro. O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) relembrou que teve a honra de iniciar a vida parlamentar com Bezerra. “É um amigo que tivemos aqui na Assembleia, um lutador, defensor dos interesses públicos. Lembro-me muito bem que o Brito sempre era o nosso amigo conselheiro, principalmente nas discussões mais acirradas. Desejo-lhe muita felicidade e saúde, porque coragem você tem de sobra”, disse.

Chico Mozart (PP) parabenizou tanto o homenageado quanto o autor da proposta. “O conselheiro Brito é um grande parceiro e foi uma das primeiras pessoas que me estendeu a mão quando eu cheguei a esta Casa há quase dez anos, mas já admirava a história dele por ser um deputado atuante que sempre honrou a missão que lhe foi dada”, ressaltou.

Os deputados Marcos Jorge (Republicanos), Jorge Everton e Idázio da Perfil (MDB) destacaram a honradez de Brito Bezerra. “Sempre fui seu admirador, grande homem público que sempre cumpriu muito bem o seu papel. Um cara sério, correto, probo, íntegro e amigo, então eu fico muito feliz de poder hoje ser um dos deputados a aprovar e apoiar essa justa homenagem”, salientou Marcos Jorge.

“Você tem uma história pública limpa, íntegra, honesta. Relatei essa propositura do doutor Cláudio com muita honra porque você é merecedor, sinta-se agraciado, é uma homenagem simbólica a tudo que você representa no Estado de Roraima”, disse Jorge Everton.

“A gente sabe da sua origem humilde, vindo daquela região semiárida cearense, em busca de melhorias. Você é um grande pai e amigo, uma pessoa fantástica. Desejo que continue sempre a defender Roraima”, disse Idázio.

As deputadas Catarina Guerra (União) e Tayla Peres (Republicanos) comentaram sobre a admiração que têm pelo conselheiro. “É uma honra a gente recebê-lo e entregar essa honraria por tudo que você construiu aqui no Estado. Convivemos poucos meses no Parlamento, mas você fez aflorar em mim uma qualidade da qual eu me orgulho muito, que é a palavra, a firmeza. A convivência com Vossa Excelência fez com que a gente distinguisse o joio do trigo, e isso fez com que eu o admirasse ainda mais”, disse Catarina.

“Fui sua eleitora em 2010. Muito me honra ter votado em você porque a gente via que sempre estava à disposição. Muito me orgulho de você ser conselheiro e parabéns por essa homenagem mais que merecida”, ressaltou Tayla.

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), lembrou que o trabalho no Parlamento também resultou na construção de uma amizade e parceria para os enfrentamentos políticos à época. “Criamos muito mais que uma relação política ou de composição de bancada, mas de amizade, e o compromisso com a coisa pública, com o bem-estar das pessoas sempre encontrou espaço nas nossas agendas”, relembrou Sampaio, ao parabenizar Brito Bezerra.

Brito agradeceu aos parlamentares e servidores da Casa, e relembrou um pouco da sua trajetória política. “Muito me honrou e muito me honra estar aqui nesta Casa, na presença dos deputados. Muito obrigado pela honraria, pela presença de vocês neste momento. Obrigado àqueles que estão nas galerias, aos servidores desta Casa por quem tenho muito carinho, muito obrigado de coração, e àqueles que nos assistem. Viva Roraima e o Brasil, e vamos lutar sempre para que dias melhores possam vir”, agradeceu.

Histórico

Francisco José Brito Bezerra nasceu em Milagres, região do Cariri, no Ceará. É filho de Francisco Bezerra e de Maria do Socorro Brito Bezerra. É pai de dois filhos, Larissa Maria Prudente Brito e Fernando Hugo Prudente Brito. Formado em Administração de Empresas, também é bacharel em Direito.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Jader Souza e Alfredo Maia