EM RORAIMA
Audiência pública na Assembleia Legislativa discute potenciais e dificuldades da atividade turística

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (21), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, uma audiência pública para tratar sobre o turismo em Roraima, seus potenciais e dificuldades. O deputado Lucas Souza (PL) é o autor do Requerimento nº 078/2023, cujo objetivo é discutir com a população os desafios e percalços para o desenvolvimento do setor no Estado.

O evento, transmitido pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube na rede social do Parlamento (@assembleiarr), contou com representantes de várias instituições privadas, do Sistema S e da rede estadual de ensino, e foi aberto com uma apresentação musical do cantor Neuber Uchôa.

“A audiência marca uma nova história do turismo em Roraima, um debate e um diálogo aberto com todos os entes do setor envolvidos, inclusive a classe educacional”, disse o parlamentar, ao destacar a participação dos alunos da rede pública de ensino.

O empresário Timóteo Bessa, proprietário da empresa Du Lavrado Consultoria e Empreendimentos Ltda, falou sobre os desafios para alavancar o turismo em Roraima. Destacou que é preciso transformar o discurso semântico de que “Roraima tem potencial” para “somos, de fato, um destino turístico muito procurado”.

Ele, que iniciou no ramo aos 18 anos de idade, afirma que o turismo precisa fazer parte do orçamento do Estado e ter ações constantes. “Para o turismo se tornar real em Roraima, alguns pontos precisam ser tratados, como o preço das passagens aéreas, pois chegar ao Estado é muito caro, e as pessoas não escolhem como destino justamente por causa desse empecilho”, observou, ao ressaltar que é preciso esforço dos políticos roraimenses para mudar esses valores.

A segunda questão, destaca, é a infraestrutura que precisa ser melhorada para receber turistas. “Fazendo isso, a gente já consegue fazer com que o turismo comece a dar muito certo em Roraima. São os dois pontos vitais na minha opinião.”

No caso das passagens áreas, ele chamou a atenção para a questão geográfica de Roraima, que é considerado um estado estratégico do ponto turístico. “A gente está próximo do Caribe, Estados Unidos, México e Panamá. Então, por que não ter em Roraima escalas e conexões, para que esses turistas cheguem aqui? Essa é uma discussão que pode ser feita junto às companhias aéreas, governo federal. Se temos um posicionamento estratégico, por que não esse turista parar aqui? A gente tem que incentivar isso”, sugeriu.

O deputado Lucas Souza destacou que a Assembleia Legislativa tem um papel importantíssimo na expansão do turismo em Roraima porque vota o orçamento e aprova todas as medidas que o Executivo vai executar no Estado. “Podemos cadastrar propostas orçamentárias naquilo que o Poder Executivo já tem planejado dentro do seu Plano Plurianual, dentro da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] e da LOA [Lei Orçamentária Anual]”, disse o parlamentar.

O diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Brito, mostrou que o setor cresceu no Estado e que atualmente são 131 roteiros turísticos, sendo 64% de curta duração, e que um dos desafios é aumentar a permanência dos turistas nesses locais.

“Temos três desafios prioritários, que é desenvolver uma política pública a partir do sistema estadual do turismo para reconhecer todos os esforços e entender como esses esforços podem ser orquestrados para desenvolver o segmento. Precisamos de um órgão estadual forte para o turismo que proporcione a visibilidade nacional e internacional, além do ordenamento da atividade, com direcionamento para o desenvolvimento, e de recursos”, disse.

Ainda segundo Brito, um fundo estadual que consiga trazer recursos para o turismo seria a solução. “Esse fundo pode aportar recursos para projetos importantes, possibilitando o desenvolvimento de uma política de manutenção de todos os fluxos turísticos, como por exemplo uma etnopousada em terras indígenas, uma torre de observação de aves em alguns pontos do Estado, projetos sustentáveis que a gente quer implementar para gerar mais fluxo, desenvolvimento e permitir oportunidade de trabalho, emprego e renda para todas as pessoas que se envolvem com essa atividade”.

image.png

Texto: Marilena Freitas