LEI PAULO GUSTAVO
ALE-RR certifica participantes de oficinas para captação de recursos públicos destinados à Cultura

Na segunda-feira (25), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Programas Especiais, realizou a certificação dos participantes das oficinas ‘Projetos Culturais, Lei Paulo Gustavo – Contribuindo com os novos rumos da cultura de Roraima’. O evento ocorreu no Plenário Valério Caldas de Magalhães e promoveu a emissão de mais de 300 certificados aos concluintes do curso.

As oficinas oferecidas gratuitamente pela Casa Legislativa objetivavam auxiliar produtores e artistas na captação de recursos federais oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022). A equipe da ALE-RR realizou cursos na capital e municípios do interior do Estado, proporcionando a qualificação de indígenas, artesãos venezuelanos e os mais diversos produtores culturais, em oficinas com carga horária de 30h.

O superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Pablo Sérgio Bezerra, destacou que as oficinas contribuíram bastante para a confecção dos projetos dos artistas roraimenses, os quais esperam ansiosamente pelo lançamento do edital de incentivo à cultura.

“São quase 26 milhões disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo para serem repassados aos artistas em Roraima, sendo que esses recursos já estão disponíveis tanto no governo do Estado quanto nas prefeituras. A maioria dos que participaram das nossas oficinas estão com os projetos prontos e aguardam somente a publicação dos editais para poderem participar”, informou o superintendente.

Jorge Adriano é produtor cultural da área do audiovisual. Ele relata a relevância das oficinas promovidas pela ALE-RR na produção do próprio projeto. “Tinha um conhecimento superficial sobre como fazer o projeto de captação de recurso, mas com o curso da Assembleia Legislativa soube concluí-lo. Dessa forma, vou buscar recursos para produção audiovisual que divulgue os pontos turísticos dos municípios do interior”, explicou.

Já o cantor Jhon Nascimento sonha com a gravação do próprio álbum e a realização de uma turnê dentro e fora do Estado. Há dez anos na área musical, ele afirma que a oficina da ALE-RR foi uma das chances de colocar o sonho em prática.

“Agradeço a atenção do Poder Legislativo com todos os artistas e pessoas envolvidas em um projeto cultural, pois nos incentiva a concretizar os nossos planos com as leis que estão chegando no nosso Estado. Assim, creio que essa é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho não só para Roraima, mas também para outros Estados”, frisou o cantor.

O evento contou ainda com a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura (MinC) em Roraima, Flávia Bezerra, que destacou o incentivo do Legislativo estadual à cultura roraimense.

“As oficinas da Assembleia Legislativa foram importantes, porque foram cinco dias de aulas práticas, em que os participantes montaram um pré-projeto. Nós, enquanto facilitadores dessas oficinas, demos a parte técnica que era necessária de estar no papel, no projeto em si”, ressaltou a representante do MinC.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Eduardo Andrade