APÓS POLÊMICA
Idázio da Perfil parabeniza prefeito de Boa Vista por cancelamento de show do cantor Johnny Hooker

O deputado Idázio da Perfil (MDB) usou do seu tempo da tribuna do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, na sessão ordinária desta terça-feira (26), para parabenizar o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), pelo cancelamento do show do cantor Johnny Hooker, que se apresentaria no Festival Mormaço Cultural 2023, neste sábado (30).

O parlamentar classificou o assunto como “polêmico”, mas, que deve ser defendido. Para ele, o chefe do Executivo municipal cometeu um erro ao contratar o artista, no entanto, “corrigiu o erro, agora, cancelando o seu contrato”.

“Uma pessoa que não tem respeito pela família e pelo nosso Deus, é indigna de vir ao nosso Estado, e se apresentar recebendo dinheiro público como cachê”, declarou afirmando que ficou chateado ao saber da fala do cantor.

Em aparte, os deputados Gabriel Picanço (Republicanos), Tayla Peres (Republicanos), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos), Angela Águida Portella (PP), Renato Silva (Podemos), Marcinho Belota (PRTB), e o presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizaram a fala do deputado Idázio, e corroboraram com o pronunciamento do colega de Parlamento.

A polêmica

O cancelamento do show do artista em Boa Vista ocorreu após algumas pessoas se manifestarem publicamente nas redes sociais da prefeitura, contra a realização da apresentação de Hooker, neste fim de semana.

Em 2018, durante um show no Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambucano, Johnny Hooker foi criticado por milhares de cristãos após afirmar que “Jesus era travesti”. À época, sua fala gerou diversos comentários negativos contra ele, além de causar revolta em alguns boa-vistenses, que lamentaram e relembraram o episódio.

Nesta segunda-feira (25), Arthur Henrique publicou um vídeo em sua rede social pedindo desculpas pelo ocorrido, e deixou claro que a escolha do artista foi feita pela população na página da Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura).

“Quero pedir desculpas. Respeito é algo de que eu não abro mão. De imediato, iniciamos as tratativas jurídicas e, ao meu pedido, a Fetec, cancelou essa atração do festival”, explicou o prefeito.

Após o rompimento do contrato, o pernambucano também publicou um vídeo, alegando que sua apresentação foi “arbitrariamente cancelada pelo prefeito”.

“Por motivo de homofobia e intolerância com a diversidade, depois que um corte de uma fala minha, tirada de contexto, foi espalhada por extremistas religiosos nas redes sociais. Cabe ressaltar, aqui, que esse assunto já foi extinto pela Justiça brasileira com ganho de causa a mim, ou seja, vivem de requentar polêmicas atacando a comunidade LGBTQIA+. Eu e minha equipe estamos consternados com essa situação e buscando imediatamente as medidas cabíveis junto aos nossos advogados”, cita trecho da nota.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alfredo Maia/ Jader Souza