CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Promovida pelo MinC e ALE-RR, oficina sobre editais da cultura qualifica artistas do Estado

Na noite desta quarta-feira (27), o Ministério da Cultura (MinC), em colaboração com a Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu a Oficina sobre os editais Cultura Viva “Sergio Mamberti” e “Fomento à Pontões de Cultura”. O evento ocorreu no Plenário Valério Caldas de Magalhães da Casa Legislativa e capacitou artistas, grupos culturais e mestres para participarem dos programas do Governo Federal de fomento ao setor.

Técnicos do MinC orientaram e capacitaram os artistas e produtores locais sobre como participar dos editais abertos do programa Cultura Viva. Os chamamentos totalizam um investimento de R$61 milhões no setor cultural e contemplam diversas áreas, incluindo Pontões e Pontos de Cultura, bem como Mestres e Mestras que desejam contribuir para o fortalecimento da cultura local e popular.

O Superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Pablo Sérgio Bezerra, destacou que o incentivo ao desenvolvimento cultural do Estado é uma das principais bandeiras da Casa Legislativa para este ano.

“Por uma orientação do presidente do Legislativo, deputado Soldado Sampaio [Republicanos], 2023 elegemos o ano da cultura. Então, nós temos feito várias ações voltadas para este setor, a exemplo de seminários, oficinas em parcerias com as prefeituras, com o governo do Estado e agora também com o Ministério da Cultura”, ressaltou.

Tião Soares, diretor de promoção das culturas populares e tradicionais do MinC, proferiu palestra durante o evento. O gestor afirma que esses encontros não apenas tiram dúvidas sobre os editais, mas também contribuem para o fortalecimento de uma política nacional para a área.

“Voltar essa discussão sobre a política pública da cultura é para nós é uma alegria, pois é com esse debate que a sociedade pode transcender o mundo das artes, incluindo também o modo de vida e pensamento de uma cultura de trabalho e desenvolvimento econômico sustentável. Agradeço a todos os que estiveram presentes e, ao Legislativo estadual, que tão bem nos recebeu”, declarou Soares.

Há 32 anos no ramo, Sabá Moura afirma que vai participar dos editais do Ministério da Cultura. O artista pretende conseguir os recursos do governo federal para desenvolver o grupo folclórico de quadrilha junina do qual faz parte.

“Sinto-me satisfeito e representado por esses editais, pois o nosso segmento é cultura popular. Dessa forma, esses financiamentos são direcionados especialmente para nós do movimento Junino. A gente sabe que a seleção é disputada, pois são poucas vagas, mas a gente está preparando muito bem o portfólio para ver se a gente consegue ser agraciado”, disse o produtor cultural.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Jader Souza