DEFESA DOS MUNICÍPIOS
Deputado Jorge Everton comenta renúncia do prefeito de Rorainópolis

A renúncia do prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, repercutiu no Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na manhã desta terça-feira (3). O deputado Jorge Everton (União) criticou a gestão do ex-prefeito e cobrou do Poder Legislativo a criação de uma comissão parlamentar para fiscalizar a aplicação das emendas e dos recursos estaduais e federais repassados aos municípios.

O ex-prefeito foi denunciado pela Polícia Federal por suspeita de desvio de recursos públicos durante a pandemia de covid-19 e há meses atrasava o pagamento dos salários dos servidores municipais, além da população sofrer com a interrupção de serviços essenciais.

Everton disse que esteve em Rorainópolis no fim de semana e constatou a situação de abandono da cidade. “Não se pagava salário, não se recolhe lixo, não se faz o asfaltamento de rua, não se cuida da população”, desabafou.

O parlamentar lembrou que Rorainópolis é o segundo maior município do Estado e com isso recebe mais recursos e tem condições de dar uma vida digna aos moradores.

“O município de Iracema, por exemplo, com poucos recursos, está dando exemplo de gestão, executando medidas e realizando mudanças. Hoje, ninguém tem coragem de colocar emenda em Rorainópolis porque sabe que não será executada, e isso é um prejuízo para a população”, complementou.

Com a renúncia, tomou posse o vice-prefeito Alessandro Daltro Sousa, conhecido como “Pinto do Equador”, na noite de segunda-feira (2). Ele terá que cumprir os dois anos restantes do mandato de Leandro Pereira.

Everton encerrou o discurso desejando boa sorte à nova gestão. Além disso, cobrou do Poder Legislativo que adote medidas fiscalizatórias para garantir que os recursos públicos, oriundos de emendas parlamentares, do Estado e do governo federal, cheguem à população do interior.

“Ontem, tomou posse o novo prefeito, e desejo sorte e digo a ele que vamos continuar fiscalizando. Precisamos dessa comissão para acompanhar e fiscalizar, para que os municípios possam executar melhor o seu trabalho, porque é preciso apurar e aprofundar para saber os verdadeiros motivos para Rorainópolis estar dessa forma”, concluiu.

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), acolheu a iniciativa e solicitou aos líderes das bancadas a indicação dos membros da comissão. “As comissões são formadas proporcionalmente pelos blocos parlamentares, então, pelo regimento, peço a indicação. Do contrário, a presidência o fará de ofício”, garantiu.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza