DIA DAS CRIANÇAS
CCJuv reúne cerca de 500 alunos para festejar a data

A tarde desta quarta-feira (11) foi de muita animação para os alunos que praticam atividades culturais e esportivas no Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), programa permanente da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). É que a data foi reservada para festejar o Dia das Crianças, resgatando brincadeiras que possibilitam a interação e o convívio social.

Cerca de 500 crianças se dividiram no pula-pula, parquinho, tobogã, dança, pintura facial, futebol, corrida de saco, apresentação de jiu-jitsu e o tradicional banho dado pelo Corpo de Bombeiros, que refrescou a galerinha. Eles também puderam degustar picolé, pipoca, cachorro-quente e refrigerante.

A festa contou com a participação dos pais, que aprovaram a ideia. “Esse projeto é muito importante na vida das crianças, não só da minha filha, como de outras crianças que estão tendo esse dia maravilhoso. Agradeço a Assembleia Legislativa e o Centro de Convivência da Juventude pela oportunidade dada a tantas crianças. Elas merecem!”, agradeceu a mãe das gêmeas Sofia e da Laura, Daiany Pedrosa.

As gêmeas, na companhia da amiga Débora, aproveitaram a tarde de lazer. “Foi uma ideia ótima para as pessoas que não têm condições para pagar o balé para as filhas. Meu sonho era fazer balé”, disse Sofia Pedrosa.

“Eu sempre quis fazer balé e desde pequenininha minha tia me ensinava vários passos, e eu tive a sorte de cair na mesma sala que minha melhor amiga”, afirmou Laura Pedrosa.

Amiga de Laura. Débora Silva destacou que gosta muito do CCJuv porque “o projeto é muito legal e não precisa pagar, principalmente para as pessoas que não têm condições”.

Prestes a entrar no tatame, Guilherme Aran Santo e Silva, de 8 anos, estava ansioso com a festa. “Eu estou achando bem legal porque eu amo lutar, e aqui também vai ter um passeio, umas brincadeiras. Minha expectativa está para mais de mil! porque eu estou muito animado com esse evento hoje. Estou até sem palavras”, disse.

O pai do Guilherme, Jadson Aran, que trabalha como motorista de aplicativo, estava feliz em ver a felicidade do filho, e avaliou a festa como fundamental. “Está uma maravilha a festa e o projeto é bom porque eles ficavam em casa, ansiosos, sem nada para fazer. Aqui eles têm uma atividade, um esporte, deixam de ser sedentários, são muitos os benefícios e eu só tenho a agradecer pelo projeto e por hoje, Dia das crianças, é um momento feliz”, disse Aran.

Emmanuel Ávila tem 12 anos e ama futebol. Ele aproveitou a tarde para jogar com os amigos. “No futebol a gente pode fazer amizades, ficar forte e montar time, e hoje vim me distrair e sair um pouco do celular”, disse.

O superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio, disse que o evento é uma grande festa de confraternização. “Estamos felizes, é uma festa simples, mas muito significativa. As crianças se divertiram e muitos pais que vieram acompanhar os filhos também quiseram entrar nas brincadeiras. Isso é bom porque já começam o feriadão de forma relaxada com seus filhos, numa convivência familiar e bastante animada”, afirmou.

Pablo ressaltou que a finalidade da confraternização foi promover mais interação, um contato físico mais próximo, com brincadeiras tradicionais que mexem com a adrenalina.

“Trouxemos brincadeiras tradicionais que praticamente as crianças não brincam por conta dos jogos eletrônicos. É um momento de reencontrar o passado dos adultos e ao mesmo tempo mostrar o passado para as crianças atuais, para que elas vejam que há vida além da internet e celular”, completou.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade