INCLUSÃO SOCIAL
Inscrições para 1º concurso de redação do Teamarr da ALE-RR podem ser feitas até sexta-feira

Com o tema “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”, o 1º concurso de Redação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), terá as inscrições encerradas na sexta-feira (3). Alunos do ensino médio e professores-orientadores de escolas públicas e privadas podem participar da seleção, que premiará as melhores redações com notebooks, fones de ouvido, smartphones e tablets.

As inscrições podem ser feitas no site do Legislativo roraimense (https://al.rr.leg.br/), por meio de um banner localizado na parte superior da plataforma. O concurso é voltado para estudantes de Boa Vista e cidades do interior do Estado, e pretende promover a conscientização e o entendimento sobre o autismo na população roraimense, permeando o debate na comunidade escolar.

A deputada Angela Águida Portella (PP), idealizadora do concurso, declarou que o propósito é levar mais informação sobre o autismo aos lares roraimenses, por meio do aprofundamento dos estudantes sobre o tema.

O 1º Concurso de Redação sobre o Autismo tem como finalidade incentivar os alunos a aprofundarem seus estudos, realizar pesquisas e despertar seu interesse por esse tema. Através desse conhecimento, eles têm a capacidade de disseminar informações para os pais e a comunidade em geral, visando aprimorar a acolhida nas famílias e escolas, pois a disseminação de informações é essencial para essa transformação”, disse a parlamentar.

Caroline Martins, assistente social e presidente da comissão organizadora do certame, destacou que essa é mais uma ação do Teamarr da ALE-RR com o intuito de capacitar não apenas profissionais e familiares sobre o transtorno, mas promover uma reflexão mais ampla sobre o autismo.

“Essa também foi uma forma de trabalhar uma vertente que hoje nós temos no Teamarr, que é a conscientização e a capacitação de autistas, profissionais, bem como de pais e responsáveis. O concurso é uma forma de atingirmos os alunos que estão estudando para vestibular e Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, afirmou a assistente social.

Sobre o concurso

O 1º concurso de Redação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) vai premiar estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas de Boa Vista e cidades do interior do Estado. As inscrições seguem abertas até 3 de novembro, sendo que o envio das redações deve ser feito em 23 e 24 de novembro para o e-mail concurso@al.rr.leg.br.

O professor ou coordenador será responsável pelo preenchimento das informações dos candidatos no ato da inscrição e pelo envio das redações. A primeira seleção é realizada na escola, quando o estabelecimento de ensino deve enviar os três melhores textos.

A banca julgadora vai avaliar as produções textuais a partir dos seguintes critérios: texto dissertativo-argumentativo; escrito a caneta; ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas; a redação não precisa de título; e deve ser inédita e original.

A premiação dos ganhadores ocorrerá em solenidade no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, em 22 de dezembro.

BOA VISTA

Categoria aluno