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CONSCIENTIZAÇÃO
Deputada fala sobre Teamarr e reforça pedido para escolas participarem de concurso de redação que aborda autismo

Nesta terça-feira (31), a deputada Angela Águida Portella (Progressistas) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para comentar as ações do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) e reforçar o pedido para que escolas do Estado, sejam públicas ou privadas, participem do primeiro concurso de redação do centro.

O Teamarr é vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário do Poder Legislativo e desenvolve atividades voltadas para pessoas com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Angela destacou que uma das atuações trata do acolhimento das famílias.

Quando as famílias recebem o diagnóstico ou desconfiam do comportamento das crianças, elas têm necessidade de apoio e informação, e mostramos que não estão só, que existem outras pessoas na mesma situação”, comenta a deputada. Ela acrescentou que o Centro de Acolhimento ao Autista também capacita profissionais com cursos rápidos.

A parlamentar enfatizou que os dois anos de funcionamento da instituição levaram à realização do primeiro concurso de redação, com tema voltado para o autismo. As escolas interessadas em participar do certame têm até sexta-feira (3) para enviar as três melhores redações dos alunos.

Esse concurso é para levar conhecimento e a necessidade de as pessoas terem ação, reação, comportamento e atitudes diferentes com os autistas. Só podemos nos posicionar e ter atitudes perante a sociedade a partir do conhecimento. E essa é a ideia do concurso”, reforçou.

De acordo com a deputada, as equipes do Centro de Acolhimento ao Autista foram a escolas de Boa Vista e do interior de Roraima, públicas e privadas, para incentivar a participação dos alunos, por meio de palestras informativas. Ela lamentou que o índice de suicídio entre pessoas autistas seja alto, o que, na avaliação dela, pode estar relacionado à falta de compreensão familiar e social.

As visitas foram para que a comunidade escolar pesquisasse, tivesse atitudes de proatividade. Essas pessoas [autistas] não vão mudar. Nós temos que dar apoio, amor e compreensão. Elas têm sensibilidade sensorial à luz, barulho, ao movimento, às vezes, à roupa, alimentação. Ou seja, um ambiente que não é confortável para elas. Acredito que esse concurso pode levar informação e instigar as pessoas a terem conhecimento”, disse.

Concurso de redação

Com o tema “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”, o 1º concurso de redação terá as inscrições encerradas na sexta-feira. Alunos do ensino médio e professores-orientadores de escolas públicas e privadas podem participar da seleção, que premiará as melhores redações com notebooks, fones de ouvido, smartphones e tablets.

As inscrições podem ser feitas no site do Legislativo roraimense, por meio de um banner localizado na parte superior da plataforma. O concurso é voltado para estudantes de Boa Vista e cidades do interior do Estado, e pretende promover a conscientização e o entendimento sobre o autismo na população roraimense, permeando o debate na comunidade escolar.

O professor ou coordenador será responsável pelo preenchimento das informações dos candidatos no ato da inscrição e pelo envio das redações. A primeira seleção é realizada na escola, quando o estabelecimento de ensino deve enviar os três melhores textos.

A banca julgadora vai avaliar as produções textuais a partir dos seguintes critérios: texto dissertativo-argumentativo; escrito a caneta; ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas; a redação não precisa de título; e deve ser inédita e original. A premiação dos ganhadores deve ocorrer em solenidade no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, em 22 de dezembro.

Premiação

BOA VISTA

Categoria aluno

1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido

3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido

Categoria professor-orientador

1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar: smartphone e fone de ouvido

3º lugar: smartphone e fone de ouvido

INTERIOR

Categoria aluno

1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido

3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido

Categoria professor-orientador

1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse

2º lugar: smartphone e fone de ouvido

3º lugar: smartphone e fone de ouvido

Texto: Josué Ferreira

Foto: Alfredo Maia / Marley Lima

SupCom ALERR

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