Pular para o conteúdo

NOVEMBRO AZUL
Iluminação especial da Assembleia Legislativa marca início da campanha contra câncer de próstata

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) intensifica as ações de conscientização sobre o câncer de próstata em alusão ao Novembro Azul. O objetivo é alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Para marcar o início da campanha, a sede do Poder Legislativo foi iluminada na cor azul, símbolo da luta contra o câncer. Ao longo do mês, a Casa promoverá uma série de atividades educativas e informativas e campanhas nas redes sociais, na TV Assembleia (canal 57.3) e na Rádio Assembleia (98.3 FM).

Apoio parlamentar

Além de participar da campanha anual, o Parlamento roraimense tem proposto e aprovado uma série de normas relacionadas à prevenção de doenças e promoção à saúde do homem, a exemplo da Lei nº 1.036/2016, que institui a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

De autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a norma prevê a ampliação do acesso às informações sobre medidas preventivas e educativas na rede pública e privada de saúde, a fim de contribuir significativamente para a melhoria das condições de saúde masculina e reduzir a morbidade e mortalidade desse público.

Para Sampaio, uma das missões da política pública é promover um ambiente onde os homens se sintam à vontade para buscar cuidados médicos sem constrangimento ou medo. “Homens muitas vezes relutam em buscar assistência médica preventiva e tratamento, seja por questões culturais ou medo. Então, essa lei é um passo importante para estimulá-los a procurar os serviços de saúde sem julgamentos”, destacou o presidente.

Já a Lei n° 1.195/2017, de autoria dos ex-parlamentares Jalser Renier e Dhiego Coelho, garante aos trabalhadores da iniciativa privada e empregados domésticos, acima de 30 anos, o direito a um dia de folga anual para realização de exames preventivos de controle dos cânceres de pele, mama, colo do útero, próstata e pulmão.

Outro direito instituído pela Assembleia Legislativa aos cidadãos portadores de doenças graves como câncer, é a Lei n°1.293/2018, proposta pelo ex-deputado Naldo da Loteria, que garante a isenção de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A íntegra dessas e outras leis estaduais pode ser consultada no endereço sapl.al.rr.leg.br/, na aba “Normas Jurídicas”.

Prevenção

A falta de informação, o preconceito e a vergonha são alguns dos motivos que levam muitos homens a adiar exames preventivos, o que pode prejudicar o tratamento de doenças, como o câncer de próstata quando diagnosticado de maneira tardia.

O motorista Evaldo Silva, 51, sabe bem o que é isso. Ele perdeu um amigo, de 48 anos, que apesar de sentir sintomas e ter histórico de câncer na família, não procurou um médico a tempo por causa do preconceito. O alerta próximo fez com que, a partir dos 44 anos, ele começasse a fazer exames de acompanhamento da próstata.

Ele viu um cartaz com os sintomas que o homem sentia do problema de próstata. Olhou e se identificou. E então, ele foi ao médico e, quando chegou, já estava com o câncer bem avançado. Em dois anos, faleceu. Isso me serviu de alerta. Até porque ele falava que não foi um caso isolado, já que o pai dele e o tio também haviam falecido da doença. Ele já sentia os sintomas, mas devido ao machismo e ao preconceito, deixou para lá. Quando cheguei à idade, sempre diziam que após os 40 anos, marquei uma consulta e fiz o exame”, revelou o motorista.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens no Brasil, com cerca de 71.730 novos casos estimados no triênio 2023-2025. O risco estimado é de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Na Região Norte, o risco é de 28,40 casos para cada 100 mil homens.

Em Roraima, é o quarto tipo de câncer mais comum. De acordo com dados da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon-RR), de janeiro a setembro de 2023, a unidade recebeu 34 novos pacientes com a neoplasia, enquanto de 2020, 2021 e 2022, cerca de 30, 32 e 35 pacientes, respectivamente.

Mesmo na ausência de sintomas, como dor óssea, dores ao urinar e/ou vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen, entre outroshomens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar, obesidade e raça) ou 50 anos sem fatores de risco, devem consultar um urologista para discutir o rastreamento do câncer de próstata. O toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) são as principais modalidades de rastreamento.

A combinação dos dois exames aumenta significativamente a taxa de detecção dos casos. Isso ocorre porque o toque pode detectar pequenos tumores que podem passar despercebidos nos níveis de PSA. Dependendo dos resultados, exames de imagem como ultrassonografia transretal, cintilografia óssea, tomografia, ressonância magnética ou varredura ProstaScint também podem ser indicados.

Para os homens que ainda se sentem intimidados com o rastreamento, Evaldo encoraja-os a deixarem de lado o tabu e a procurarem um urologista. Ele assegura que os procedimentos são indolores e de rápida execução.

A primeira vez, fiz o exame de toque. No ano seguinte, fiz o ultrassom. Depois, repeti o exame de toque e o médico ainda pediu o PSA. Todos esses exames são super tranquilos. Acredito que, se você fizer, se sentirá mais confiante, pois saberá que não tem nada. Ter esse problema na próstata é terrível, portanto, se você puder, faça o exame. Não queira estar na pele de quem adoece e enfrenta esse problema. Muitas vezes, as pessoas têm preconceitos infundados, mas os médicos são profissionais que estudaram para isso”, encorajou o motorista.

Unacon-RR

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima oferece 28 serviços exclusivos a pessoas com câncer, entre eles, cirurgias oncológicas, quimioterapia e mastologia. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 14h às 18h, no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, bairro Aeroporto.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Marley Lima / Eduardo Andrade / Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas