FORTALECIMENTO MUNICIPAL
Assembleia Legislativa de Roraima celebra o 29º aniversário de Iracema e Caroebe

Neste sábado (4), é celebrado o 29º aniversário de Iracema e Caroebe, localizados na mesorregião Sul de Roraima. Criados por meio das Leis Estaduais 82 e 83, de 4 de novembro de 1994, os municípios recebem da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) o suporte legal e logístico para o desenvolvimento social e econômico municipal.

Por meio de resoluções da ALE-RR (12 e 13/1994), foram autorizados os plebiscitos para que as populações envolvidas decidissem pela criação dos respectivos municípios.

Além disso, durante esses 29 anos, a Casa Legislativa aprovou proposições para o crescimento da região, com destaque para a criação de polo agroindustrial de bananal em Caroebe (Lei nº 436/2004), constituição de comissão especial para análise da revisão dos limites territoriais de Caroebe (Resolução nº 16/2007) e diversos decretos que declaram a utilidade pública de instituições pertencentes aos dois municípios.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), congratulou a população roraimense pelos aniversários municipais e refletiu sobre as contribuições da ALE-RR para o fortalecimento dessas cidades.

“Parabenizo os municípios de Iracema e Caroebe pelos 29 anos de criação, pois são cidades que nos orgulham pelas pessoas que moram e trabalham lá. E a Assembleia se faz presente nesses municípios por meio do CCjuv [Centro de Convivência da Juventude], bem como por meio de outras atividades, discussões relevantes e programas da Casa Legislativa. Assim, estamos sempre buscando o desenvolvimento dos municípios, principalmente na vertente econômica, objetivando o crescimento da produção agropecuária e do turismo”, ressaltou Sampaio.

Além dessas contribuições legais e culturais, o Parlamento estadual presta serviços de assistência às cidades do interior do Estado, por meio das atividades do Centro de Apoio aos Municípios (CAM/ALE-RR). Presidido pela deputada Aurelina Medeiros (PP), o centro contribuiu para o desenvolvimento municipal ao proporcionar assistência técnica aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tanto para qualificação profissional de servidores públicos quanto na confecção de documentos primordiais aos munícipes.

“O CAM contribui para a realização de audiências públicas e na entrega do plano diretor, de saneamento básico e de resíduos sólidos aos dois municípios. Esses documentos são essenciais para o crescimento municipal, pois norteiam políticas públicas das prefeituras, e trazem ainda mais qualidade de vida para a população desses municípios”, informou Alessandra Rios, diretora do centro.

Entretanto, a assessoria técnica da ALE-RR também é destinada às associações, iniciando uma nova fase do CAM na assistência aos municípios. “Atualmente, estamos trabalhando com as associações desses municípios, sobretudo na questão de capacitação e regularização dessas entidades. Dessa forma, contribuímos na promoção de assistência social, cultural, representação política, defesa de interesses de classe e filantropia dessas localidades”, ressaltou Rios.

Iracema

Desmembrado dos municípios de Caracaraí e Mucajaí, Iracema possui esse nome em homenagem à esposa do primeiro morador da localidade, Militão Pereira da Costa. A cidade fica 91,2 km de Boa Vista e, segundo o Censo do IBGE de 2022, a população é de 10.023 pessoas

Cercada por floresta nativa e pouco explorada, o turismo é uma das opções para potencializar a localidade, principalmente pelas praias do Rio Branco e as cachoeiras ainda pouco conhecidas. Além disso, destaca-se a vocação para a agricultura e a pecuária, com produção, em especial, de leite e derivados.

Caroebe

Desmembrado do município de São João da Baliza, Caroebe possui a população de 10.656 pessoas, conforme o Censo do IBGE de 2022. O município tem uma área total de 12.065,896 km² e possui como principal eixo econômico a agricultura, sendo a banana o principal produto agrícola produzido no município.

Além disso, há a produção de cacau, café, cana-de-açúcar, coco e pupunha. Em relação à pecuária, o potencial do município está voltado para o gado leiteiro e de corte.

O extrativismo vegetal é representado na região pela extração da castanha, louro, angelim, roxinho, da maçaranduba e cupiúba.

Texto: Anderson Caldas,

Foto: Eduardo Andrade / Nonato Sousa / Davi Eugene / Charles Wellington