Pular para o conteúdo

26ª UNALE
Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas debate modernização e implantação da TV 3.0

Jornalistas e gestores de diversas emissoras legislativas do país se reuniram nesta quarta-feira (8) durante o primeiro dia de debates da 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que ocorre até sexta-feira (10), em Fortaleza, Ceará.

Os caminhos para a implantação da TV 3.0 foi um dos principais assuntos debatidos. O novo modelo prevê mais interação e conectividade para os telespectadores, conforme explicou a presidente da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas), Luciana Rivelli. Entretanto, ainda é preciso percorrer um longo caminho que passa pela qualificação profissional dos técnicos até questões legais.

“A regulamentação ainda não está pronta, então este é o momento para que a gente possa se unir, para que as TVs públicas tenham seu espaço nesse projeto. Nós temos nossas peculiaridades. Nós fornecemos um serviço público de extrema necessidade para a sociedade.”

O debate sobre a modernização dos canais de TV Legislativa será realizado por um grupo de representantes e Roraima terá participação no bloco. A superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa (ALERR), Sônia Lúcia Nunes, integrará o grupo. Ela destacou as mudanças positivas que essas transformações irão trazer para as emissoras públicas.

“Isso é uma discussão que já está avançada nas TVs comerciais. Mas a TV pública precisa participar dessas transformações porque isso vai interferir diretamente nas transmissões que são feitas hoje.”

Um dos palestrantes do encontro foi o supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados, Carlos Neiva. Durante o evento, ele esclareceu dúvidas dos participantes sobre direitos autorais e o Programa Digitaliza Brasil, que expande o sinal das emissoras legislativas para cidades do interior. É por meio deste projeto do Governo Federal, que, em 2024, a TV Assembleia deve expandir o sinal para mais sete municípios de Roraima.

“Parabéns à Assembleia Legislativa de Roraima pela adesão ao programa Digitaliza Brasil. Essa parceria foi possível por meio do programa do Ministério das Comunicações que fez as instalações nas cidades.”

 

 

Novas ferramentas

Ainda durante a reunião da associação, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) assinou uma parceria com a Astral que permitirá aos associados a utilização do Programa Alegis Vídeos que facilita o acesso das assessorias dos deputados a edições de vídeos.

“É uma ferramenta muito simples e pode ser usada pelos associados da Astral de forma desburocratizada”, concluiu Rivelli.

Texto: Bruna Gomes

Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas