Pular para o conteúdo

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Presidente da ALE-RR defende amplo debate sobre mudanças do clima e diálogo entre Amazônia e União

Meio ambiente, mudanças climáticas e fontes de energias renováveis foram os temas centrais no terceiro painel realizado nesta quinta-feira (9), durante a conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que ocorre em Fortaleza-CE, com a participação de pesquisadores da área. Era esperada a presença da ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que por questões de agenda não compareceu ao evento.

A ausência da chefe da pasta ambiental do país foi lamentada pelos participantes. O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), Deputado Soldado Sampaio (Republicanos), comentou sobre o debate e reforçou que o Governo Federal precisa dialogar com os estados da Amazônia para a solução dos problemas climáticos enfrentados pela região.

“Lamentamos a falta do Governo Federal aqui. Se tem alguém que tem conhecimento sobre as questões amazônicas, somos nós amazônidas. Nós fizemos questão de provocar essa questão no encontro do Parlamento Amazônico e vamos levar a discussão ao Congresso Nacional”, enfatizou o parlamentar.

O parlamentar ainda destacou as ações do estado de Roraima na proteção do meio ambiente.

“Nós temos orgulho em dizer que o nosso Estado é referência. Temos dois terços das nossas áreas preservadas. Além de várias políticas públicas aprovadas dentro do Legislativo Estadual voltadas para a preservação ambiental”, finalizou.

O diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, foi um dos palestrantes e apresentou um mapeamento com os impactos ocasionados pelo aumento da temperatura global, efeito estufa e também pelo fenômeno El Nino, que tem causado seca no norte do país, e intensas chuvas no sul.

“Esse ano nós estamos batendo recorde de temperatura. Isso tem efeitos muito impactantes como as secas. Em estados como Roraima, o El Nino continua forte e há previsão de ainda mais calor para a região”.

A participação dos parlamentares de diversos segmentos é fundamental. O senador pelo estado do Ceará, Cid Gomes (PDT), também palestrou e comentou sobre a Comissão Especial do Hidrogênio Verde que ele preside no Senado Federal. A iniciativa prevê regras de regulamentação do hidrogênio de baixo carbono no Brasil.

“Não adianta a gente gastar energia que não seja renovável. Isso deve abrir novos caminhos para o Brasil em uma escala mundial na área de produção energética”.

Ainda palestraram no evento o diretor do Departamento de Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, Osvaldo Moraes, e o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Mudança do Clima no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Thiago Longo, que representou a ministra Marina Silva.

Os deputados de Roraima, Armando Neto (PL), Dr. Cláudio Cirurgião (União), Rarison Barbosa (PMB), Coronel Chagas (PRTB) e Jorge Everton (União), também acompanharam as discussões.

Texto: Bruna Gomes

Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas