EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
Com foco no autismo, concurso de redação do Teamarr recebe quase 600 inscrições

O primeiro concurso de redação promovido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), teve quase 600 inscrições. No total, 70 escolas, entre públicas e privadas, de 14 municípios do Estado, inscreveram os alunos (apenas Uiramutã não participou). O tema do certame é “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”.

Encerrado o prazo de inscrição, as escolas devem selecionar os três melhores textos dos alunos e enviá-los, entre 23 e 24 de novembro, para análise da banca, que vai observar se o texto é dissertativo-argumentativo; escrito a caneta; se tem no mínimo 20 e no máximo 30 linhas; e se é inédito. Os vencedores de cada categoria recebem a premiação em dezembro.

O concurso de redação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) teve como objetivo provocar na comunidade escolar a busca por conhecimento relacionado ao espectro e entender as diferenças do universo de quem tem autismo. A partir disso, melhorar o espaço social para que pessoas com autismo possam ser bem acolhidas e entendidas.

A presidente do programa de Atendimento Comunitário da Casa Legislativa, deputada Angela Águida Portella (PP), afirmou que a realização do concurso foi inovadora e desafiadora, mas que deu certo graças ao empenho do presidente Soldado Sampaio (Republicanos) e dos servidores.

“Com este concurso, desejamos levar mais informações sobre o TEA, diminuir preconceitos para que a inclusão e a empatia aumentem não só com os autistas, mas também com as famílias. E a escola é o melhor local para levarmos conhecimento. Estou feliz com o trabalho executado e vamos trabalhar para que seja aprimorado”, acrescentou a parlamentar.

Foram 45 dias de trabalho intenso para divulgar o concurso de redação em Boa Vista e nas cidades do interior do Estado. Segundo a diretora do Teamarr, Caroline Martins, além da divulgação nos canais de comunicação do Poder Legislativo, as equipes estiveram em mais de 40 escolas para anunciar o concurso e a receptividade das unidades de ensino foi boa.

“Conversamos com alunos e gestores, que ficaram animados com o chamamento das escolas. Buscamos estender as necessidades dos estudantes, explicar o que é o espectro autista e o que esperávamos das redações. Conseguimos alcançar um público muito bom”, enfatizou Caroline.

Homologação das inscrições 22 de novembro
Recebimento das redações 23 e 24 de novembro