Pular para o conteúdo

CONSCIENTIZAÇÃO
Procuradoria Especial da Mulher encerra ciclo de palestras em escolas de Boa Vista em 2023

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) encerrou nesta quinta-feira (23) as atividades de conscientização de combate à violência contra a mulher nas escolas públicas de Boa Vista em 2023, com uma palestra para alunos do 9º ano da Escola Estadual Francisca Élzika de Souza. Ao longo do ano letivo, a equipe visitou 36 escolas, alcançando aproximadamente 7.300 estudantes.

No refeitório da escola, foram abordados os principais tipos de violência contra a mulher previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A equipe também apresentou a estrutura de apoio especializado que a PEM oferece gratuitamente: o CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), que acolhe as vítimas, e o Núcleo Reflexivo Reconstruir, que visa reeducar os agressores.

Com exemplos práticos sobre formas de manipulação e gradações do ciclo da violência, a terapeuta do CHAME, Janaína Nunes, esclareceu aos adolescentes a natureza do consentimento.

“Precisamos colocar limites com base nos nossos valores para aprender a identificar os sinais de um relacionamento abusivo. Nossa integridade física e emocional não vale ser trocada por nada”, afirmou, durante a palestra.

 

 

 

Repercussão

Apesar de não ser a primeira vez que a aluna Anna Luisa Cheusa, de 15 anos, teve informações sobre o assunto, ela destacou a importância da palestra.

“Eu sempre tive contato com esse assunto, mas é muito importante para nos informarmos e termos noção sobre. Foi muito legal e muito bem abordado por todos os profissionais que vieram”, disse.

Já Vinícius Castro, 14 anos, afirmou que a conscientização vai tornar os estudantes mais aptos a identificar e ajudar mulheres em situações de risco.

“Eu nunca tive esse tipo de conversa em casa, mas foi muito importante, não só para mim, mas também para os alunos que ouviram, para compreender a mente das pessoas, especialmente as mulheres, com o que lidam em casa e na rua. Foi bom até para que possamos aprender como conviver com uma mulher, tratá-la bem. E até mesmo para que as pessoas saibam como apoiar alguém que passe por isso aqui na escola e, assim, ela se sinta acolhida.”, afirmou.

E o jovem tem a intenção de colocar as lições da palestra em prática. “Pretendo levar esse assunto adiante, tanto para minha família quanto para uma futura filha”, revelou.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Elaine Castro, as palestras nas escolas públicas são relevantes, pois muitos alunos vêm de famílias desestruturadas e necessitam de acolhimento institucional.

“A violência doméstica é uma realidade em muitos estados, e isso faz com que os alunos falem sobre o que estão passando dentro de casa. Essa palestra vai nos ajudar muito, pois já temos um trabalho nesse sentido com a orientação pedagógica da nossa escola”, disse.

Expansão das atividades em 2024

Segundo a diretora do CHAME, Hannah Monteiro, o intuito da conscientização é disseminar a importância do respeito, da igualdade de gênero e do combate à violência, promovendo uma mudança cultural no segmento em idade de formação. Além disso, as palestras buscam tirar dúvidas dos adolescentes.

“Nas palestras, vemos que é comum dos alunos, especialmente dos meninos, questionarem se também há uma rede de proteção para os homens. Explicamos que a Lei Maria da Penha é um direito garantido a todos, independentemente do gênero. No entanto, as mulheres recebem uma atenção mais especial devido à vulnerabilidade a que estão submetidas. Isso não significa que os homens não tenham essa proteção; sempre explicamos a eles sobre a lei para que compreendam e não haja mal-entendidos. Buscamos conscientizá-los e informá-los sobre seus direitos”, explicou Monteiro.

Para 2024, a PEM pretende alcançar jovens de outros municípios. “Este ano foi muito produtivo. Conseguimos atender muitas escolas, cerca de 36. Queremos atender mais turmas, porque normalmente palestramos para três a quatro turmas pela manhã e à tarde, e queremos aumentar para repassar informações de maneira mais aberta. Nossa meta para o próximo ano é dobrar esse número, contando com os municípios”, adiantou a diretora do CHAME.

 

Serviços da PEM

Os serviços (Chame e Núcleo Reflexivo Reconstruir) da Procuradoria Especial da Mulher ocorrem na sede em Boa Vista, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os moradores de Rorainópolis e adjacências podem ser atendidos na Rua Senador Hélio Campos, sem número, BR-174, no mesmo horário.

O atendimento remoto é por meio do ZapChame no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas