EDIÇÃO 2023
Parlamento Jovem Roraimense encerra atividades com a apreciação de 19 projetos de lei

A edição 2023 do projeto “Parlamento Jovem Roraimense”, coordenado pela Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encerrou nesta quarta-feira (29) com uma sessão ordinária em que foram apreciados os 19 projetos de leis (PLs) apresentados pelos jovens parlamentares. No final da solenidade foram entregues os certificados de participação aos integrantes do projeto Parlamento Jovem Roraimense 2023.

Dos 19 PLs, apenas um atende um segmento que foge parcialmente do âmbito da educação, sendo voltado à agricultura familiar. Os demais estão todos inseridos no contexto da vida educacional dos estudantes, sendo três voltados ao esporte e lazer, três na área de emprego e renda, dois para inclusão, dois na área da saúde, um para segurança nas escolas, dois relacionados ao fomento da tecnologia, um na área da comunicação e outro que investe na cultura.

Entre os projetos apresentados, apenas um, que proibia as escolas militarizadas no âmbito de Roraima, não foi aprovado e motivou debates entre os parlamentares, inclusive com a defesa dos deputados Coronel Chagas (PRTB) e Lucas Souza (PL).

O PL obteve apenas três votos favoráveis, três abstenções e 16 votos contra.
O presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que o Parlamento Jovem Roraimense proporciona um duplo aprendizado porque tanto aprende os jovens parlamentares quanto os deputados que têm a missão de propor leis que atendam a coletividade.

“Resgatamos o Parlamento Jovem neste ano e foi um sucesso, onde mais de quatro mil alunos participaram diretamente do processo, numa parceria com a Secretaria de Educação e o TRE [Tribunal Regional Eleitoral]. Foram eleitos 24 deputados inseridos nas mais diversas classes sociais, inclusive com a participação efetiva de muitas mulheres, o que é um bom sinal, um passo importante esse das meninas participarem desse processo, a inserção da mulher na política”, ressaltou o presidente.

Sampaio salientou que durante dois meses esses jovens acompanharam o dia a dia do Parlamento e apresentaram temas interessantes. “O resultado foram 19 projetos de lei de iniciativa do Parlamento jovem, debatidos, votados e aprovados na sua grande maioria. Vamos encaminhar essas proposições aos deputados, ao secretário de educação e ao governador Antônio Denarium. Porque essas iniciativas podem se transformar, de fato, em matérias aprovadas pelo Poder Legislativo”, disse Sampaio, ao parabenizar todos os jovens parlamentares e os servidores do Poder Legislativo envolvidos no processo.

Para o presidente, o maior ganho foi o elo construído entre os jovens parlamentares e os deputados, numa troca de experiências. “Todos eles ficaram com o telefone dos deputados, acesso aos gabinetes, sabem acessar o nosso sistema de votação, o SAPL [Sistema de Apoio ao Processo Legislativo] e o site da Assembleia. Com certeza serão cidadãos ainda mais ativos, na busca de seus direitos e deveres, participando da política e deixando sua contribuição. Eles passaram de fato a entender como é que funciona o processo político”, ressaltou.

A jovem parlamentar Karen do Nascimento, que atuou como primeira-secretária, contou que levará essa experiência para a vida e depois de vivenciar o dia a dia do parlamento despertou para a vida política. “Aprendi bastante aqui, foi uma experiência maravilhosa e pretendo voltar, futuramente, se Deus quiser, para atuar como deputada e fazer história”, prometeu.

Esse também é o pensamento de Vittor Gabriel Araújo da Silva, que se prepara para ingressar na vida pública como parlamentar. “A experiência como deputado estadual jovem foi maravilhosa. Essa vivência como deputado, ver as dificuldades que eles passam para chegar até aqui, para mim, vai agregar bastante coisa no futuro, pois também penso em ser um deputado. Vou cursar ciências sociais para melhorar ainda mais na minha futura vida pública”, afirmou.

Todos os demais jovens parlamentares agradeceram a oportunidade dada pela Casa Legislativa por meio do projeto Parlamento Jovem. E afirmaram que a partir desta experiência serão jovens mais ativos politicamente.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Jader Souza/ Marley Lima/ Nonato Sousa