Pular para o conteúdo

‘EDUCAR É PREVENIR’
Projeto da ALE-RR encerra atividades de 2023 com roda de conversa sobre combate ao tráfico humano

O projeto ‘Educar é Prevenir’, do Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Roraima (PDDHC/ALE-RR) finalizou, nesta quinta-feira (30), as atividades de 2023 com uma roda de conversa na Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, no bairro Caranã. Mais de 400 pessoas entre alunos, professores e técnicos do colégio ouviram profissionais sobre os perigos de aliciamento de jovens para o tráfico de pessoas.

O projeto faz parte das ações do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Casa Legislativa e tem o intuito de capacitar professores e técnicos da escola, bem como debater com os estudantes as causas do crime.

Durante a semana, o colégio recebe materiais de divulgação, incluindo cartazes e banners, que serviram como ferramentas visuais de prevenção desses crimes. Além disso, gestores, professores e funcionários passam por uma capacitação intensiva, preparando-os para abordar com os alunos os riscos e as formas mais comuns do tráfico humano, como trabalho análogo à escravidão, exploração sexual, remoção de órgãos, adoção ilegal, além de abordar medidas preventivas.

Socorro Santos, diretora do PDDHC/ALE-RR, realizou o balanço do programa no ano de 2023, ao destacar que houve progresso no combate ao crime com a disseminação de informação nas escolas.

“Acredito que, como profissional da área há muito tempo, foi um ano de muito progresso e eficiência, pois houve muitos relatos daqueles que sofreram violação de direito. E isso é o que nós trabalhamos e o que a Assembleia Legislativa traz como ponto fundamental para a cidadania de toda a comunidade de Roraimense”, frisou a diretora.

A gestora escolar Aslheyde Nunes aprovou a iniciativa do projeto do Legislativo, principalmente por debater um assunto ainda pouco abordado entre os jovens.

“É um privilégio muito grande para a escola ter a oportunidade de receber a rede de proteção com o projeto Educar e Prevenir, uma vez que os números sobre tráfico de pessoas no nosso Estado aumentaram. Assim, é de grande importância que toda demanda escolar, principalmente com os nossos adolescentes, seja trabalhada dentro do contexto escolar”, afirmou a gestora.

A estudante Raquel do Santos tem apenas 15 anos, mas declarou que já recebeu falsas promessas realizadas por aliciadores na internet. Ela considera essencial essa discussão na escola para que os jovens conheçam a difícil realidade por detrás dessas propostas.

“Já recebi proposta de ser modelo por meio de redes sociais, mas percebi que aquilo não era verdade, porque pesquisei e não tinha nenhuma empresa confiável e ou qualquer fonte segura de informação. Assim, considero essa palestra muito importante para alertar sobre esses aliciamentos que ocorrem virtualmente”, refletiu a estudante.

 

A rodada de palestras contou também com a participação de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Cáritas Brasileiras, Rede da Conferência dos Religiosos do Brasil denominada “Um grito pela Vida”, bem como com servidores da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial (Dipse), da Secretaria Estadual de Educação. Para ter acesso aos registros fotográficos da roda de conversa basta acessar o Flickr do Poder Legislativo no endereço https://flickr.com/photos/alrr/albums.

Atendimentos

Desde 2017, o Poder Legislativo trata o tema como política pública por meio do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CPVTP – PPDHC). O programa é pioneiro nas ações de prevenção e abarca os projetos Educar é Prevenir, Prevenção sem Fronteiras e Mira Ellos,

Os gestores escolares interessados em receber a semana instrutiva do ‘Educar é Prevenir’ podem procurar atendimento na sede do Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na rua Coronel Pinto, 524, bairro Centro, ou pelo e-mail traficodepessoas.rr@gmail.com.

 

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas