CONSERVANTE DE CARNES
Alunos, gestora e professor da Anjo da Guarda recebem comenda por resultado de pesquisa científica

Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Anjo da Guarda, bem como a gestora e um professor da instituição, foram agraciados com a comenda “Orgulho de Roraima”, durante sessão especial no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, nesta quarta-feira (6). A iniciativa é da deputada Angela Águida Portella (PP), por meio do Decreto Legislativo nº 73/2023.

A honraria visa homenagear os estudantes Alice Vanderlei Filgueiras, Heitor Martins Carvalho, Maria Luísa Silva Sales e Sarah Maria Campelo de Oliveira, além da gestora Cidália Maria da Silva Carramilo e o professor Franco Júnior Marval Javier, pelo resultado obtido com a pesquisa científica “Conservante natural de carnes à base do líquido extraído da mandioca (Manihot esculenta)”.

A pesquisa dos alunos ocorre há pouco mais de um ano e ainda está em fase de aprimoramento. Ela tem como finalidade auxiliar, de alguma forma, as comunidades indígenas e rurais de Roraima que, em sua grande maioria, não possuem energia elétrica para refrigerar ou congelar carnes. Com isso, o grupo conseguiu comprovar a propriedade conservante do “tucupi negro”, líquido extraído da referida planta.

“Consoante as observações feitas, verificou-se que o sumo extraído do tubérculo, chamado tucupi negro, ao ser cozido e adicionado às carnes, garantiu a durabilidade dos alimentos. No desenvolver da pesquisa, foram utilizadas 75 gramas de três amostras de carnes: bovina, frango e peixe. Ao serem depositados 200 ml de tucupi negro nelas, observaram-se mudanças significativas na estrutura, eficácia de conservação, bem como na quantidade de capacidade da referida substância. Dessa forma, o líquido evitou que as amostras se deteriorassem, prolongando sua vida útil e preservando quase a totalidade de suas propriedades físicas iniciais”, explicita trecho da pesquisa.

O estudo desenvolvido pelos jovens cientistas já ganhou diversos prêmios. No entanto, a gestora da instituição afirma que receber a homenagem de um dos Poderes tem um sabor especial.

“É diferente porque nós estamos sendo homenageados pela Assembleia Legislativa, e isso, para nós, faz a diferença porque sempre trabalhamos sozinhos. Hoje, houve essa iniciativa da deputada [Angela Águida], que nos trouxe honra. Portanto, é especial por ser uma homenagem da Assembleia de Roraima”, disse.

O professor Franco Júnior Marval Javier é natural da Venezuela e mora em Boa Vista há quase oito anos. Ele enfatiza que entrou na escola já com a visão de iniciar os alunos no meio científico.

“Eu reconheço, como professor formado na área, que os alunos têm talentos diversos: uns desenham, outros são esportistas e outros pesquisam. Os programas de iniciação científica reúnem os talentos de cada uma dessas crianças. Nós temos que conduzir muito bem e com muita maestria essas capacidades”, destacou.

A mais nova “Orgulho de Roraima”, Maria Luísa Silva Sales, de dez anos, contou que começou a participar do projeto a convite do professor Javier, e, hoje, cada vez se interessa mais sobre o assunto. A pequena não escondeu o nervosismo ao receber a honraria.

“O professor me perguntou se eu queria participar do projeto, e eu respondi que sim, daí, começou o meu interesse querendo saber mais sobre. Estou muito feliz, e estava muito nervosa, mas, foi muito bom receber, foi algo diferente”, disse.

Para o pai da aluna, o servidor público Geovane Sales, o momento foi de orgulho e felicidade, principalmente em poder ver a família reunida para prestigiá-la.

“Foi uma felicidade muito grande, primeiro, em vê-la realizando um sonho de uma caminhada longa até chegar até aqui, e, mais do que isso, ver a família toda comemorando a ciência e tecnologia do nosso Estado. Hoje em dia, vemos mais as crianças em celulares ou no computador, e ela tirou um tempo disso e dos estudos para se dedicar a esse trabalho. Agradeço à escola por conseguirem chegar a vários prêmios nacionais e internacional. Então, é um orgulho imenso, como a própria comenda diz”, salientou o servidor.

Conforme a autora da comenda, a iniciação precoce dos alunos no campo contribui para a formação de futuros pesquisadores, quando será possível construir a próxima geração de profissionais.

“A comenda é uma forma de não só valorizá-los e incentivá-los, como também agradecer a esse projeto, que foi premiado em outros estados e no Peru. Para nós, é um orgulho poder fomentar essa prática da iniciação científica no âmbito das escolas”, frisou Portella.

Participaram também da entrega da comenda o secretário de Educação, Nonato Mesquita, a professora Elízia Martins, diretora-geral do Instituto de Modernização Pública, a professora Ana Nóbrega, coordenadora do projeto “Sanitarista Mirim”, e a professora Luciana Lago, coordenadora pedagógica da Escola Anjo da Guarda.

Confira as premiações:

– Prêmio FENECIT 2022 (1º lugar) – Recife, Pernambuco;

– Prêmio Feira de Ciências Alto Alegre (1º lugar) – Alto Alegre, Roraima;

– Prêmio Destaque FEBIC 2022 (Iniciação científica) – Pomerode, Santa Catarina;

– Prêmio Destaque FEBIC 2022 (Biotecnologia) – Pomerode, Santa Catarina;

– Prêmio FECIRR 2022 (1º lugar) – Boa Vista, Roraima;

– Medalha de prata (2º lugar) no Cientec Internacional 2023 – Lima, Peru;

– Participação dos alunos e do professor na Expo Nacional Milset Brasil 2023, em Fortaleza, Ceará.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alfredo Maia, Jader Souza e Nonato Sousa