REPRESENTATIVIDADE
Superintendente de Comunicação da ALE-RR compõe nova diretoria executiva da Astral

A superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Sonia Lucia Nunes, foi eleita diretora Regional Norte, na nova Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), biênio 2024/2026. A eleição ocorreu nesta terça-feira (19), de forma virtual, e reuniu associados da entidade que congrega as emissoras e as ações de comunicação em diferentes mídias e plataformas mantidas pelos Poderes Legislativos federal, estaduais e municipais.

“Como diretora Regional Norte, terei a missão de dialogar com todas as Assembleias Legislativas do Norte, para que elas também façam parte da Astral. Fortalecer a associação para que, consequentemente, a comunicação pública legislativa também se fortaleça”, disse a superintendente.

A TV Assembleia (canal 57.3) e Rádio Assembleia (FM 98.3) são um marco importante para a comunicação pública em Roraima, uma vez que promovem a transparência legislativa e incentivam a participação social.

“Temos documentários que já estão sendo exibidos em outras emissoras legislativas e, inclusive, na Amazon Sat. Isso demonstra a credibilidade que nossos canais legislativos têm na sociedade. Agora, teremos a possibilidade de ampliar ainda mais o leque de visibilidade das nossas produções”, ressalta Sonia Nunes.

A superintendente destacou que o fruto deste trabalho rendeu a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Defensoria Pública Estadual (DPE) e Ministério Público (MPRR).

“Esses órgãos podem divulgar informações institucionais, dando ainda mais transparência às ações públicas e reforçando a importância das emissoras legislativas para o Estado”, enfatiza a superintendente, ressaltando ainda que a ideia agora é promover intercâmbios culturais com intuito de capacitar os associados, abordando temas de interesse coletivo das emissoras. Essas capacitações poderão ocorrer de forma remota ou presencial.

Durante a 23ª Assembleia Geral da Astral foi feita a apresentação da prestação de contas da Astral, aprovada pelo atual diretor financeiro, Gerson Inácio de Castro. Logo em seguida, foi apresentado o plano de trabalho para o biênio 2024/2026 e a eleição da nova diretoria executiva da entidade.

“Nesta nova diretoria, vamos contar com a presidência de Gerson de Castro, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e com a nossa grande parceira Sonia Lucia, superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, que assumirá a cadeira de diretora Regional Norte com a missão especial de conduzir as emissoras filiadas da Região Norte do nosso país. Com certeza, fará um excelente mandato, contando com sua experiência no comando da comunicação do Legislativo roraimense”, destacou a atual diretora, Luciana Rivelli, eleita para a vice-presidência, na nova gestão.

Composição da nova Diretoria Executiva da Astral, biênio 2024/2026

– Presidência: Gerson Inácio de Castro, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN);

– Vice-Presidência de Integração Regional: Luciana M. P. Rivelli Amélio, da Câmara Municipal de Jundiá/SP;

– Vice-Presidência de Relações Institucionais, Rede e Tecnologia: Carlos Neiva, da Câmara dos Deputados;

– Vice-Presidência de Relações Institucionais e Governamentais: Érico Silveira, do Senado Federal;

– Secretária-geral: Clécia Carla S. Santos, Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE);

– Diretoria Financeira: Marcio Moreira de Medeiros, Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE);

– Diretoria Técnica: Davidson Araújo dos Reis, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG);

– Diretoria de Comunicação: Marília Araújo Rocha, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

Diretorias Regionais

– Diretora Regional Sul: Suelen Claudete Costa, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC);

– Diretora Regional Norte: Sonia Lucia Nunes, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR);

– Diretora Regional Nordeste: Michele Gramacho, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA);

– Diretora Regional Sudeste: Karine Pagliarini, da Câmara Municipal de Pouso Alegre/MG;

– Diretor Regional Centro-Oeste: Jaime Fernandes Costa Neto, da Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT).

Conselho Fiscal (Titulares)

– Jorge Luis da Silva, da Câmara de Vereadores de Santa Maria/RS;

– Adriano Roberto de Carvalho, da Câmara Municipal de Ourinhos/SP.

Conselho Fiscal (Suplentes)

– Vinicios Felizatti Franzoni, da Câmara Municipal de Araras/SP;

– Rinaldo Barbosa Amaral, da Câmara Municipal de Joinvile/SC.

Texto: Leo Daubermann

Fotos: Marley Lima