HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Ação da Assembleia Legislativa garante transferência de imóvel para UFRR

O governador Antonio Denarium (PP) sancionou, nesta quinta-feira (21), o Projeto de Lei (PL) n⁰ 311/2023, de autoria do Poder Executivo, que transfere a titularidade do imóvel onde funciona o Hospital das Clínicas (HC) para a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Conforme Mensagem Governamental 67/2023, a proposta é transformar a unidade no primeiro Hospital Universitário Federal de Roraima, e, desta forma, contribuir para a melhoria e ampliação do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a capacidade de ensino, pesquisa e inovação no Estado. Roraima, Acre e Rondônia são os únicos estados que não possuem um hospital universitário.

O PL foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa, por 21 votos, na sessão ordinária do último dia 13. Vale ressaltar que a Casa também teve outra participação fundamental na transferência, tendo em vista ter fomentado um dos debates de implantação da unidade, por meio da Comissão de Saúde e Saneamento, que recebeu membros da equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável por gerenciar 41 unidades de saúde em todo o país, durante encontro em outubro deste ano.

Para o presidente da comissão, deputado Cláudio Cirurgião (União), o momento é de entusiasmo e alegria, especificamente porque o Estado é o que mais sofre com a imigração. A transferência do gerenciamento para a rede federal de saúde ajudará a desafogar o sistema municipal e estadual.

“Será importante, também, para o ensino de pesquisa e extensão porque esse hospital vai estar vinculado à UFRR. Então, nós teremos aumento na qualificação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, odontológicos, farmacêuticos. Enfim, todos os servidores de todas as áreas relativas à saúde. Roraima ganha demais com isso. Haverá uma descompressão do sistema público estadual e municipal, transferindo parte dessas responsabilidades para o sistema de assistência federal, com aquisição de novos aparelhos, insumos e medicamentos, bem como tratamentos que hoje não ocorrem aqui e que podem ocorrer nesse hospital federal”, frisou Cirurgião.

O chefe do Executivo ressaltou que a sanção da matéria representa um marco para o Estado, e que isso só foi possível devido às parcerias entre as instituições.

“Eu tenho certeza de que a Universidade Federal vai ampliar os serviços, os centros cirúrgicos, UTI, e vai fornecer um atendimento muito melhor que vai chegar a toda a nossa população. A implantação tem total apoio dos roraimenses, da Assembleia Legislativa, do governo, por meio da Secretaria de Saúde [Sesau] e da Universidade Federal. São ações de melhorias”, destacou Denarium.

O reitor da UFRR, prof. Dr. Geraldo Ticianeli, salientou que, com a construção do HUF, os graduados dos cursos de medicina e enfermagem terão a oportunidade de fazer residência em Roraima.

“Independentemente da UFRR, o hospital é para todos, mas, pontualmente na medicina e enfermagem, existe uma tendência dos nossos egressos irem para outros estados para fazerem suas residências. Com o HUF, nós vamos aumentar o número de residências, trazendo novas especialidades. Quando nós temos uma formação local, a chance de fixação é muito alta. Então, há propensão de termos, em breve, um aumento de profissionais de saúde atendendo não só na capital, como no interior”, acredita Ticianeli.

A instalação da unidade está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que, entre 2024 e 2027 deverá investir R$ 1,5 bilhão em 37 projetos, que incluem retomada, conclusão e construção de novos hospitais universitários federais em todo o país. A previsão é que o hospital esteja em funcionamento no início de 2025.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura o vice-reitor da UFRR, Silvestre da Nóbrega, a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, o coordenador da comissão de residência médica da UFRR, Dr. Mauro Asato, e demais autoridades do Estado, além de membros dos cursos de medicina e de enfermagem da universidade.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa