PARLAMENTO JOVEM RORAIMENSE
Documentário sobre projeto que insere estudantes no processo político estreia nesta segunda-feira

A TV Assembleia (57.3) estreia nesta segunda-feira (25), a partir das 18h, o documentário “Parlamento Jovem 2023”, um projeto da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) voltado para os jovens do ensino médio de escolas públicas, no qual eles puderam conhecer e vivenciar todo o processo político, incluindo práticas parlamentares.

Executado pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJUV), este ano foi realizado com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Secretaria Estadual de Educação (Seed). Foram cinco meses de atividades, entre palestras nas escolas, campanha, eleição dos 24 jovens deputados, diplomação, posse, sessões plenárias, apresentação e votação de projetos de lei, reuniões de comissão e debates sobre temas relevantes para o Estado. A TV Assembleia registrou todas as etapas.

O projeto estava parado há algum tempo. No entanto, em 2023, ressurgiu com algumas novidades, conforme a diretora da emissora, Camila Dall’Agnol.

“É importante frisar que o Parlamento Jovem estava parado e voltou nesta legislatura em um formato diferenciado, com seis escolas participando, tendo sido passadas mais informações aos alunos. Eles entenderam como funciona e como é fiscalizado o processo eleitoral. Também tem a participação dos deputados que apadrinharam cada jovem, a expectativa e emoções dos pais, enfim, tudo isso está dentro do nosso material”, destacou.

O documentário é apresentado pela jornalista Júlia Matos. Para ela, que também acompanhou o passo a passo, durante as gravações os estudantes se mostraram interessados e conscientes da importância do projeto.

“Todos prestaram atenção, se envolveram, participaram de cada etapa, como o conhecimento e treinamento dos mesários, campanha, eleições, até chegarem à posse. Então, foi um processo em que eles demonstraram estar cientes do que queriam. Eles também trouxeram para as sessões aqueles PLs que já tinham como pautas, e muitos foram aprovados. Foi uma experiência incrível que trouxe conhecimento e a solução de problemas que eles enfrentavam na comunidade e na escola. A partir disso, eles poderão ajudar muitas outras pessoas”, acredita Matos.

Para o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio, falar sobre o Parlamento Jovem é muito fácil, porque, em sua concepção, foi algo inovador. De acordo com ele, uma das novidades foi a substituição do critério de escolha dos deputados jovens por meio de redação.

“Transformamos toda a construção do projeto em um processo eleitoral legítimo, que contou com a contribuição e a participação direta da Seed e do TRE, que cedeu suas equipes técnicas e as urnas eletrônicas para que os jovens participassem ativamente, conhecendo-as, sabendo os critérios de quem pode ou não votar, como tirar um título de eleitor e o manuseio da urna, além do rompimento daquela ideia equivocada, que foi plantada na sociedade brasileira, de que ela não é segura. Então, todos os jovens que participaram, desde o eleitor até os deputados eleitos, tiveram conhecimento e consciência da importância da urna no processo eleitoral”, avaliou.

Pablo enfatiza ainda a condução do projeto ter sido feita por uma equipe composta por jovens servidores.

“Eles foram a essas escolas divulgar o Parlamento, dialogar com a juventude, prestar esclarecimentos e, em seguida, deu assessoria aos eleitos. Estamos muito felizes e realizados.

O nosso agradecimento especial ao presidente da Casa, Soldado Sampaio [Republicanos], à direção do TRE, à Seed e aos gestores escolares que foram fundamentais para o sucesso.

Não poderíamos deixar de valorizar, também, a participação dos quatro mil alunos e, ainda, dos jovens eleitos que superaram medos e desafios pessoais, e fizeram uma participação brilhante no debate, na elaboração de projetos e na construção de um Parlamento juvenil. Acreditamos que a semente foi plantada e que todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar de alguma forma dessa edição serão marcados para o resto da vida”, concluiu.

Reportagem: Júlia Matos

Edição de texto:  Camila Dall`Agnol