RETROSPECTIVA
Programa especial da TV Assembleia destaca ações que impactaram a vida do roraimense em 2023

Nesta sexta-feira, 29 de dezembro, às 18h, a TV Assembleia (canal 57.3) exibirá a “Retrospectiva 2023”, programa jornalístico que trará um resumo dos acontecimentos mais marcantes deste ano da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Com uma duração de 45 minutos, a produção oferece uma visão abrangente sobre as diferentes atividades parlamentares que moldaram o cenário político ao longo de 2023.

Além dos projetos aprovados na Casa, a retrospectiva apresentará um balanço dos programas sociais desenvolvidos pelo Legislativo. Será apresentado ainda um resumo das ações da Superintendência de Comunicação da ALE-RR, bem como a repercussão das reuniões do Parlamento Amazônico e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que o programa é uma forma de prestação de contas do Parlamento, pois proporciona a reflexão do papel da ALE-RR perante a sociedade roraimense.

“O ano foi marcado por desafios significativos, mas também por conquistas expressivas no âmbito legislativo. A Retrospectiva 2023 que a TV Assembleia preparou é uma oportunidade valiosa para todos os cidadãos acompanharem ainda mais de perto os debates, as aprovações de proposições legislativas e, acima de tudo, as ações que visam melhorar a qualidade de vida da nossa população”, frisou o presidente.

Em um ano com muito trabalho parlamentar, compilar as ações de 2023 foi um dos desafios da produção. Apesar disso, a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sônia Lúcia Nunes, afirma que o programa conseguiu resumir o ano legislativo e vai auxiliar a população a conhecer ainda mais as atividades do Parlamento.

“A retrospectiva é uma forma que nós encontramos de relembrar à população todo o trabalho que o Poder Legislativo desenvolveu em 2023, tanto na aprovação de leis, que é sua atividade-fim, como na fiscalização das ações de outras instituições. Foi um ano com muitas atividades e essa é mais uma forma que encontramos de prestar contas aos roraimenses”, declarou Nunes.

O programa começou a ser produzido ainda em setembro, com participação dos apresentadores em alguns eventos do Parlamento roraimense. A diretora de Rádio e TV da ALE-RR, Camila Dall’Agnol, destaca que esse planejamento possibilitou um formato inovador na produção da retrospectiva.

“O programa tem esse diferencial, em que planejamos a ida dos apresentadores, por exemplo, às sessões plenárias, audiência pública ou mesmo atividades do Centro de Convivência da Juventude. Então, é como se os apresentadores saíssem do estúdio, voltassem no tempo e fossem até as atividades da Assembleia. Essa ideia inovadora pretende envolver mais o nosso telespectador, para ele se ver também, voltando no tempo e relembrando tudo que a Assembleia realizou durante este ano”, explicou Dall’Agnol.

O jornalista e produtor Willians Dias frisou que o programa jornalístico proporciona não somente a análise dos fatos ocorridos no Legislativo, mas também realiza uma projeção para as ações do próximo ano.

“É um programa que é muito esperado, porque a gente faz esse resumo do que foi a atividade parlamentar e já cria uma expectativa para 2024. Afinal, sabemos que a Casa Legislativa faz atividades que impactam a vida do roraimense e a população espera que isso seja feito da melhor forma possível”, disse Dias.

Para assistir à Retrospectiva 2023, o telespectador pode acompanhar a veiculação da produção às 18h de 29 de dezembro no canal televisivo da ALE-RR (57.3), ou ainda por meio do canal no YouTube do Legislativo, procurando na plataforma por @assembleiarr.

Apresentação: Johann Barbosa e Nattacha Vasconcelos

Reportagem: Beatriz Prill, Bruna Gomes, Camila Dall’Agnol, Fernanda Fernandes, Fernanda Brito, Tiago Lima, Francis Carvalho, Johann Barbosa, Julia Matos, Yasmin Guedes, Ananda Sales, Anderson Caldas, Suzanne Oliveira, Willians Dias, Marilena Freitas e Raynãa Fernandes

Roteiro e Edição de Texto: Camila Dall’Agnol e Willians Dias

Produção: Willians Dias, Daniela Gomes, Priscila Araújo, Tamara Araújo, Leandra Carmo e Jorge Luiz