‘APROXIMANDO SONHOS’
Escola do Legislativo fecha ano com mais de cem mil matrículas

A Escolegis (Escola do Legislativo), instituição de educação a distância (EaD) e presencial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), fechou 2023 com mais de cem mil matrículas. O número representa um crescimento de 38% em relação ao ano anterior.

Os cursos oferecidos pela instituição são gratuitos e com certificação válida para fins curriculares e profissionais, abrangendo diversas áreas, como administração, empreendedorismo, educação e saúde.

O ano de 2023 marcou a retomada das aulas presenciais, após a pandemia de covid-19. A presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União), comemorou o novo momento, que ofereceu oportunidades para as pessoas abrirem o próprio negócio, conquistarem uma vaga em concursos públicos ou vestibulares, ou ainda para o desenvolvimento pessoal.

“Foram 221 cursos oferecidos em 2023, tanto presenciais como online. Este ano foi também notável pelos cursos de empreendedorismo, proporcionando ferramentas para renda extra ou a principal fonte de sustento dos alunos. Avançamos em diversas áreas, mantendo nosso compromisso com concursos públicos e pré-vestibulares. Os resultados, evidenciados pelos feedbacks, nos deixam com a sensação de dever cumprido. Não apenas oferecemos certificados, mas proporcionamos a oportunidade para as pessoas se aproximarem de seus sonhos”, avaliou a parlamentar.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), reiterou o compromisso da instituição de contribuir para a qualificação profissional da população roraimense em 2024.

“Quero agradecer a preferência pelos nossos cursos e reafirmar que continuaremos a prestar esse serviço de qualidade. Que, através da Escolegis, o roraimense consiga se capacitar, buscar mais conhecimento e ingressar no mercado de trabalho”, garantiu Sampaio.

Expansão

Em 2023, a Escolegis ofereceu 84 cursos presenciais e 137 na modalidade EaD, destacando-se por sua ampla oferta de capacitações em Roraima, desde aulas de bordado à mão livre, oficinas de bolo de pote, cursos de inglês e preparatório para o Enem.

Atualmente, as modalidades presenciais são ministradas principalmente em quatro polos em Boa Vista. No entanto, no segundo semestre, os moradores do município de Caracaraí foram contemplados com um curso de informática básica.

Segundo o diretor do órgão, Brenno Carvalho, a instituição pretende ampliar significativamente a oferta de cursos no interior do Estado em 2024, reforçando seu compromisso de levar oportunidades educacionais a todas as localidades.

“Queremos estar presentes em todos os municípios, levando capacitação para as pessoas. De forma virtual, atendemos a todos eles. Esperamos que em 2024 possamos ter um maior comprometimento das pessoas nos cursos, pois temos uma ampla oferta de cursos”, adiantou o diretor.

Sugestões

A Escolegis convida a população para sugerir novos cursos, oficinas e capacitações para a nova grade de cursos de 2024. Basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp (95) 99174-4132, disponível de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou enviar e-mail para plataformas@istud.com.br.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Marley Lima/ Nonato Sousa