Pular para o conteúdo

ANO PRODUTIVO
Ações da Ouvidoria-Geral da ALE-RR impactam mais de 13 mil pessoas em 2023

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) concluiu 2023 com a realização de diversas atividades, impactando mais de 13 mil pessoas por meio de ações na capital e interior do Estado. O órgão, que recebe sugestões, reclamações e elogios da sociedade, visitou 13 municípios e proporcionou a aproximação do cidadão com a Casa Legislativa.

Durante o ano, a ouvidoria promoveu panfletagens (10.739 pessoas atingidas), escuta ativa da população (314), workshops (196 pessoas treinadas) e palestras (1.860 pessoas alcançadas). Além disso, o órgão da ALE-RR recebeu um total de 91 manifestações, distribuídas entre 36 reclamações, 36 solicitações, 10 pedidos de acesso à informação, 4 denúncias, 3 sugestões e 2 elogios.

Ao assumir a Ouvidoria-Geral da Casa Legislativa no início de 2023, o deputado Isamar Júnior (Podemos) relatou que houve uma preparação pessoal e da equipe para desempenhar o trabalho. Por isso, o parlamentar destacou que houve uma evolução nas atividades desenvolvidas nesse primeiro ano de gestão.

“A ouvidoria antigamente era um órgão de balcão, em que a gente sempre esperava que a população viesse até nós e trouxesse suas demandas. Agora, afirmo que ela está em outro nível, pois nos capacitamos e promovemos treinamentos em vários municípios de Roraima, incluindo demandas de comunidades indígenas. Então, a ouvidoria aproximou ainda mais a Assembleia Legislativa da população roraimense”, enfatizou o deputado.

 

No que diz respeito às ações, a ouvidoria promoveu a Semana do Ouvidor em março de 2023. Durante o evento, foram conduzidas diversas atividades, incluindo panfletagens nos prédios da ALE-RR, em órgãos públicos estaduais e em semáforos, bem como palestras em escolas.

Além disso, houve a realização do VII Encontro de Ouvidores do Estado de Roraima, cujo tema foi “Ouvidoria como Ferramenta de Gestão”. O evento teve a Ouvidoria da ALE-RR como anfitriã e contou com a presença de ouvidores de todo o Estado, além da palestra do ouvidor-geral do Ministério das Comunicações, Valter Matos.

Ao longo de 2023, a ouvidoria também promoveu palestras educativas em escolas estaduais em grande parte de Roraima, levando informação e conhecimento. Houve ainda escuta ativa em diversas localidades, como Serra Grande II, Félix Pinto, Rorainópolis, Vicinal 40 (município de Rorainópolis), Vila do Equador (Pacaraima), Comunidade Indígena Pedra Branca (Uiramutã) e Vicinal Paraíso.

O diretor executivo da Ouvidoria do Legislativo, Manoel Batista, declarou que o ano foi bastante produtivo, pois levou ao conhecimento da sociedade as funções do órgão ouvidor. Ele destacou que todo esse trabalho de campo resultou no efetivo aumento da demanda por parte da população.

“Para se ter uma ideia, nós saímos de quatro processos formalizados em 15 anos de criação da Ouvidoria da ALE-RR para quase 100 em um ano de trabalho. E desses, nós temos mais de 80% deles com resposta já dada para a população. A gente alcançou e até ultrapassou um pouco aquela meta que tinha traçado para 2023”, comentou Batista.

Canais de atendimentos da Ouvidoria

Os interessados em enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR podem fazê-lo por meio de atendimento presencial na sede da instituição, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona na Rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474 em Boa Vista, e o (95) 98402-7039 em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima e Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas