JANEIRO BRANCO
Em última ação de campanha, ALE-RR faz panfletagem nas ruas sobre bem-estar mental

Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou uma ação informativa sobre cuidados com a saúde mental, alusiva à campanha Janeiro Branco. A atividade ocorreu em frente à sede da Casa Legislativa, no Centro Cívico, e foi idealizada pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), do Programa de Atendimento Comunitário do Legislativo roraimense.

Durante algumas horas, pedestres e motoristas foram abordados por equipes do Teamarr para trazer um pequeno momento de reflexão sobre o bem-estar mental. Panfletos sobre cuidados diários e mais de 350 flores brancas foram entregues à população.

Para a deputada Angela Águida Portella (PP), presidente do Programa de Atendimento Comunitário, a ação pretende levar mais informação sobre o tema para a sociedade roraimense.

“Estamos finalizando as ações do Janeiro Branco e mostrando para as pessoas que devemos cultivar bons hábitos para ter saúde mental, a exemplo da leitura, exercício do perdão, a paciência e também em ser uma pessoa empática e se colocar no lugar do outro. Nosso alerta é também sobre a necessidade de procurarmos atendimento especializado em casos mais graves e não transformar isso em tabu”, ressaltou a parlamentar.

A enfermeira e servidora da ALE-RR, Geisa Tavares, destacou que são essas iniciativas que reforçam a relevância de debater e informar sobre doenças relacionadas à mente, a exemplo de depressão e ansiedade.

“Às vezes, o motorista não dá atenção naquele momento em que recebe o panfleto, mas quando chega em casa, ele olha para aquela lembrancinha, reflete e acaba fazendo uma autoavaliação. Já falamos um pouquinho sobre isso, de uma maneira bem sucinta, mas a ideia mesmo é mexer com o pensamento da pessoa sobre essa temática”, declarou a enfermeira.

Quem passou pela praça do Centro Cívico e recebeu as informações, aprovou a iniciativa da Casa Legislativa, a exemplo da servidora pública municipal Nely Bianchini. “Essa ação nos alerta para termos mais esses cuidados, pois creio que a depressão é a doença do século. A gente vê tantos jovens cometendo suicídio e, por isso, acredito que os pais devem ficar atentos nos sinais dessa doença”, opinou a servidora.

Já o empresário Fabrício Nunes ressaltou as dificuldades de pensar em bem-estar em uma rotina cada dia mais atarefada. “Falar sobre saúde mental hoje é mais do que necessário, né? As pessoas estão com muito trabalho, com pouco tempo de lazer, porém é fundamental cuidarmos não só da saúde física, mas principalmente das doenças que afetam a mente”, enfatizou.

Janeiro se encerra com diversas ações do Parlamento roraimense voltadas à saúde mental. Foi realizado o Podcast “Janeiro Branco” pela TV (canal 57.3) e Rádio Assembleia (98,3 FM), bem como a emissora legislativa também promoveu uma série de três reportagens sobre a temática. Além disso, palestras sobre bem-estar da mente foram proferidas na Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, sendo que todas essas ações objetivaram o cuidado da saúde da mente para além de janeiro.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima