Pular para o conteúdo

DOAÇÃO DE SANGUE
Servidores da Ouvidoria-Geral da ALE-RR unem forças em favor da vida

A Ouvidoria da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) uniu forças em favor da vida, reunindo os servidores no Hemoraima para doação de sangue nesta sexta-feira (2). O ouvidor-geral Isamar Júnior (Podemos) disse que a motivação da ação é salvar vidas.

“O Hemocentro precisa de sangue, então convidamos todos os nossos colaboradores e servidores, tanto da ouvidoria quanto do gabinete, para estarem aqui doando sangue porque sabemos da importância deste ato, ainda mais nesse momento de pré-carnaval com registros de muitos acidentes ocorrendo na nossa cidade. Sangue é vida, portanto estamos doando vidas para as pessoas que precisam”, disse o ouvidor-geral.

Ao saber da ação, Daiane Silva, servidora da ouvidoria, não mediu esforços para comparecer. Ela se deslocou do Lago Grande, área rural de Boa Vista, para doar sangue pela primeira vez. “É uma satisfação muito grande estar aqui porque acredito que todos nós, de alguma forma, podemos contribuir para ajudar o nosso próximo. E se podemos ajudar, por que não? É a primeira vez que eu estou doando, mas já havia tentado outras vezes que acabaram não dando certo. Dessa vez deu certo e vou ajudar alguém que vai precisar de sangue”, contou.

A assessora técnica da Ouvidoria-Geral Kesia Carillo também estava estreando na ação de doar vida por meio do sangue. Um pouco nervosa, mas confiante e envolvida na atmosfera de solidariedade ao próximo.

 

“O meu sentimento é de muita alegria por estar ajudando a salvar outras vidas. Estou muito nervosa, mas uns amigos meus que já doaram me disseram que é super tranquilo, e não demora muito. Esse depoimento está me deixando mais calma”, relatou

 

Hellen Bessa, assistente social do Hemoraima, desfez os mitos sobre a doação de sangue e disse que os critérios para se enquadrar como doador são simples, mas que precisam ser postos em prática para que o ato seja perfeito.

 

“A pessoa tem que ter, pelo menos, seis horas de descanso, evitar esforço físico e dormir bem. Além de se alimentar bem, com o mínimo possível de gordura. A faixa etária é a partir de 16 anos, mas se estiver abaixo de 18 anos, tem que estar acompanhado do responsável. No geral, os doadores são até 60 anos, e só se permite acima de 60 se a pessoa tiver um histórico de doação anterior”, explicou.

Outro requisito é não apresentar sintoma gripal, não ser diabético e ter acima de 50 quilos. Ela destacou que o fator Rh “O negativo” é o mais raro, portanto o que se tem maior necessidade. “O tipo de sangue O negativo é especial porque é universal”, ressaltou.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas