AÇÃO ITINERANTE
Ouvidoria da ALE-RR promove escuta ativa com empreendedoras em Mucajaí

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-AR) realizou uma escuta ativa com mulheres empreendedoras, com o objetivo de analisar as demandas e dificuldades vividas pelo grupo. A ação ocorreu na tarde desta quinta-feira (22), no município de Mucajaí.

Inserida dentro do projeto ‘Ouvidoria Itinerante’, a atividade ocorreu com a participação de mais de 10 mulheres, que representaram um grupo de 40 empreendedoras do município. A principal demanda foi apresentada pelas artesãs, entretanto, o grupo também tem agricultoras, cabeleireiras e cozinheiras.

“Estamos em busca de apoio do poder público, uma vez que enfrentamos problemas para divulgar e vender os nossos produtos. Assim, acredito que a ação da Ouvidoria faz com que sejamos conhecidas, contribuindo para facilitar o atendimento das nossas demandas”, relatou Maria Antônia Silva, vice-presidente do grupo de mulheres empreendedoras.

Para a assessora técnica da Ouvidoria da ALE-RR, Liliane Bessa, a iniciativa aproxima o Legislativo das necessidades da população. “A gente vem aqui fazer o nosso papel, trazer a Ouvidoria para a comunidade, escutá-la e levar essas demandas para onde possam ser resolvidas. Assim, as mulheres apresentaram as dificuldades que possuem no município, principalmente para o desenvolvimento de projetos sobre feiras de artesanatos”, declarou.

Ação com estudantes

Na ocasião, a ouvidoria da ALE-RR também realizou uma palestra para estudantes da Escola Estadual Padre José Monticone, para apresentar as funções da instituição e aproximar a comunidade estudantil do Parlamento.

Com o tema “O que é a Ouvidoria?”, estudantes do ensino médio e fundamental conheceram os tipos de manifestações que os cidadãos podem realizar junto a uma ouvidoria, a exemplo de reclamações, elogios, denúncias, solicitações e pedidos de acesso à informação. O ouvidor-geral da ALE-RR, deputado Isamar Júnior (Podemos), esteve presente na ação no interior do Estado e fez um balanço sobre as atividades do dia.

“Além da palestra realizada pela manhã na Câmara Municipal para os vereadores e servidores, também fizemos essa atividade para levar informações da Ouvidoria com os alunos. Nossa intenção está voltada para a implantação de um novo projeto para 2024, que é o Ouvidor Estudantil. Então, é um momento de aprendizado e cidadania, objetivando que toda a comunidade escolar seja bem-informada sobre seus direitos”, destacou o deputado.

A aluna Emily Ribeiro, de 15 anos, interagiu com os palestrantes, acertando uma questão sobre os contatos da Ouvidoria da ALE-RR. Ela gostou da palestra e disse que não conhecia o trabalho das ouvidorias.

“É importante termos acesso aos serviços da ouvidoria, porque às vezes a gente não está gostando de alguma coisa ou quer reclamar com alguém e, agora com esse conhecimento, nós sabemos como procurar ajuda”, disse a menina.

A ação em Mucajaí foi a primeira de 2024 referente ao projeto ‘Ouvidoria Itinerante’, que busca estreitar os laços comunitários dos municípios roraimenses com a Ouvidoria-Geral da ALE-RR. Os registros fotográficos desta ação estão no Flickr da Assembleia Legislativa e podem ser acessados no link: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Canais de atendimentos da Ouvidoria

Os interessados em enviar demandas para a Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo podem fazê-las por meio de atendimento presencial na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona na rua Maranhão com a Ulisses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474 em Boa Vista, e o (95) 98402-7039 em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade